24 de novembro de 2009

VALORIZANDO A VIDA : DOE-SE !!!





                                      Esse post é especial porque fala de um trabalho de suma importância, pouco divulgado na mídia, que muitos  podem e deveriam fazer, mas poucos se habilitam ou tem coragem: Ouvirem seus semelhantes! Desconhecidos sem esperanças: Num momento de dor, desespero e fraqueza.
Não se trata de fazer caridade e nem de um exercício pra tentar virar um " Santo": Trata-se de humanidade : Da prática da humildade, de servir...
                                      Ninguém  é tão ocupado que não possa doar 2 horas do seu dia, 2 vezes na semana, pra exercer a função de Voluntário nessa Organização. Isso também é um exercício de Cidadania!
Estou escrevendo aqui, sobre esse tema, porque sou voluntária em um Posto, estou dando aqui o meu testemunho. Não é simplesmente se oferecer e começar o atendimento; você tem que demostrar aptidão pra isso: Ser humanitário, solicito , não pode ser impaciente , nem ser ansioso(a). Essa é uma função exercida com amor e dignidade por quem faz, mas por poucas pessoas.
Vou explicar como funciona ...
                       O CVV- CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA é uma entidade criada em 1962, em São Paulo, e atualmente conta com aproximadamente 50 Postos nas grandes cidades brasileiras.
O trabalho é realizado exclusivamente por voluntários, inclusive a própria Diretoria de alguns postos é exercida por voluntários. Possuímos cerca de 2.500 voluntários que se revezam em plantões de 4 horas cada , semanais. Mas são poucos voluntários, ainda... a demanda de ligações é grande.
Esse serviço é prestado de forma initerrupta, 24hs por dia, 7 dias na semana, inclusive feriados.
O CVV atende em média  uma ligação a cada 33 segundos, num total de 1 milhão de chamadas ao ano, e sendo esse, o sexto serviço telefônico mais procurado no Brasil.
É TOTALMENTE GRATUITO e SIGILOSO. E destina-se a atender todas as pessoas que o procuram, que estejam passando por momentos difíceis.
Oferecemos apoio emocional,  facilitando o desabafo, tentamos minorar o sofrimento de pessoas desamparadas e desestruturadas emocionalmente e temos como finalidade neutralizar idéias auto-destrutivas: Trabalhamos pra evitar potenciais suicídios ou tentativas.

Não há VÍNCULO RELIGIOSO, POLÍTICO ou de qualquer espécie.
É necessário a inscrição em um curso prévio gratuito pra seleção de VOLUNTÁRIOS.

LIGUE 141 e seja voluntário. O CVV precisa de você também.

                                          Muitas pessoas tem dificuldades em lidar com problemas, perdas ou desilusões de quaisquer espécies. Elas, nesse momento, precisam de ajuda sincera, de alguém fora do seu vínculo pessoal. Dessa forma, elas conseguem exteriorizar melhor sua dor, seu descontentamento, seu sofrimento, sua tristeza, sem que seja necessária sua identificação pessoal.
É um trabalho que requer paciência, destreza nas palavras, rapidez de raciocínio, grande capacidade de persuasão positiva e extrema habilidade de passar segurança pra alguém, utilizando somente a voz.
                                       Enquanto você fica aí gastando tempo com inutilidades, sofrendo por desilusões bobas, sendo egoísta na vida e nos sentimentos, procure gastar seu tempo inútil com algo ÚTIL: Sirva ao próximo, DOE-SE!

                                         Meus problemas muitas vezes se tornaram pequenos, depois dessa experiência maravilhosa que tive: De atender, de ouvir algumas dessas pessoas solitárias, tristes e desamparadas emocionalmente.
É um socorro emocional que prestamos, não é um socorro religioso ou psicológico.
                                         Quem parte em busca dessa última tentativa de ajuda, não está pensando se DEUS existe ou não, nesse momento. O que ela menos precisa é ser julgada pela sua falta de fé em DEUS ou de esperança em dias melhores. Elas buscam o conforto emocional, o ouvir sem críticas, sem o receio de ser ridicularizado(a), de ser taxado(a) de cansativo(a) ou de ser mal interpretado(a). As ligações não tem tempo de duração: Eu mesma já fiquei 3hs falando com uma mesma pessoa, porque ela assim o quis. E era necessário dar atenção à ela, todo esse tempo. Não há tempo mal empregado nessa hora: O tempo é nosso aliado no "ganhar confiança". O tempo pode valer uma vida que está prestes à sucumbir a idéia de morte.
                                        Podemos ficar o tempo que julgarmos necessário, mas por norma, o voluntário só deve trabalhar 2hs por dia. Mas há casos especiais, que requer atenção especial e exclusiva do voluntário, pois quem liga, às vezes, têm preferência por um determinado voluntário: É com essa pessoa que ele se sente mais à vontade para desabafar, chorar... O sigilo da identificação é de ambos os lados.  
                                        Somos identificados só pelo primeiro nome e o usuário do serviço também só deve ser identificado pelo primeiro nome. Por segurança, dependendo de cada caso, algumas ligações são gravadas, mas o Supervisor que fica à postos, todo o tempo, que nos diz se é necessário gravar ou não. Depende de nós voluntários, percebermos a gravidade do problema e tentar contorná-lo. Não conseguindo com apenas nossa ajuda, o serviço passa a ser monitorado por Especialistas. Geralmente, psicólogos e terapeutas cognitivos, que são voluntários especiais.
                                        Temos na equipe também dentistas, engenheiros, professores, médicos, enfermeiros; pessoas de diferentes profissões, que doam um pouco do seu tempo vago, pra fazerem o bem: "Dar alento a quem precisa de alento."

                                        Não se trata de uma caridade, de ato de heroísmo, trata-se de ajuda humanitária.
Se sua vida é vazia, inútil, que tal você preenchê-la assim? Se você se julga um inútil com as palavras, que tal tentar distribuir um pouco de afeto e carinho através delas? Se você está triste ou desiludido com sua vida, que tal se alegrar servindo de apoio pra alguém, que não tem a mesma capacidade de ser RESILIENTE como você na vida?
Busque a força, a coragem dentro de você, deixe o egoísmo de lado junto com a sua covardia e seja um voluntário. Não custa nada dar um pouco de vida a quem anda desesperançado.
Faça a sua parte, e pense bem : " QUEM NÃO VIVE PRA SERVIR, SEJA DE QUE MANEIRA FOR, NÃO SERVE PRA VIVER !!!..."

Você já faz alguma coisa? Que legal... Então faça esse serviço voluntário também! O que você fizer pelo seu semelhante tem mais valor probante do que qualquer oração .
                                        As atitudes vale mais do que mil rezas ou palavras. Eu tento fazer a minha parte, faça a sua também.  Deixe de se lamentar pela vida sem propósito, que às vezes você leva e ocupe seu tempo vago, sua cabeça, com pensamentos inspiradores, com palavras de incentivo pra quem esteja precisando. Esse também é um aprendizado! Você não veio aqui na terra à passeio e só pra tentar ser feliz: Veio com a missão de servir e trabalhar, concomitantemente.
Você não vai virar um "manipulador de vidas", de sentimentos. E sim, passar a ter o dom da palavra de incentivo, aprender a ter o dom de tocar o coração das pessoas com suas palavras sinceras e verdadeiras :  SEJA O ORADOR DO AMOR, DA VIDA .
A prática desse ato de amor te levará à perfeição de caráter ... Não esqueça!


ALGUNS ENDEREÇOS PRA VOCÊ SE INFORMAR MELHOR: