"Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.
Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que conhece a alegria é rico.
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.
Seja humilde, e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo.
O sábio não se exibe, e por isso brilha.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém no mundo
pode competir com ele."
(Lao Tsé - Tao Te Ching)
Para que a sabedoria se instale na nossa consciência e contribua para nossa evolução; necessariamente temos que fazer um grande esforço, um trabalho individual de análise, de transformação plena em nós mesmos! Precisamos nos conhecer melhor: Avaliar nossos sentimentos, enxergar onde estão nossas falhas, "calibrar" nossas virtudes, compreender e aceitar nossas limitações , valorizar o que temos de melhor , se doar mais e melhor.
Mudanças positivas são necessárias, mas é preciso que a desejemos profundamente: Que exista fé , coragem e humildade para permitir que a essência de Deus flua através de nossas atitudes , de nosso comportamento, de nosso caráter, para que haja mudança positivas em nós, naqueles que nos observam e nos tem como exemplo a ser seguido.
Mas não haverá mudança alguma no mundo se não mudarmos a nossa forma de pensar e de agir. Não haverá evolução humana se não pararmos para ouvir, refletir, pensar e olhar com o mesmo afeto, o mesmo amor e o mesmo respeito que devemos ter com nossos semelhantes. Estes mesmos sentimentos que devotamos a aqueles que nós queremos bem, somente: Ele deve se estendido à todos que nos rodeiam ; não apenas aos nossos familiares e amigos...
Sei que transformação é algo muito trabalhoso: É árdua, é difícil e dolorosa!
Requer boa vontade, dedicação sem medo , sem trapaça alguma ! E para realizá-la é preciso sentir verdadeiramente esta necessidade no seu EU interior!
É imperioso lembrar que a partir do momento que iniciarmos um processo de transformação em nossa vida, gradativamente iremos perceber uma reação “positiva” da vida agindo à nossa volta. E assim, vamos nos sentir compensados querendo cada vez mais progredir, melhorar, investir e até desejar desenvolver uma ligação mais profunda com DEUS através da fé.
Sendo assim, alcançaremos nosso próprio controle: Seja mental, emocional ou espiritual . Então estaremos aptos a irradiar Energias de amor , de sabedoria e de incentivo pra quem precisa de nós nos momentos difíceis.Já estaremos mais perto de Deus e ele na sua infinita misericórdia nos ouvirá, pois fizemos por merecer sua misericórdia ao nos modificarmos por amor à ELE somente.
Para que alcacemos o equilíbrio que nos aproxima do nosso PAI e ele se estabeleça em nossa consciência; não é necessário que viremos "santidades" e nem que fiquemos recolhidos longe das tentações! Apenas precisamos estar em sintonia com a nossa harmonia mental, estarmos em paz com nossa consciência e consequentemente estaremos em paz com o mundo a nossa volta ! Simples assim ...
Precisamos acreditar na nossa capacidade de mudar nossa vida apenas mudando a nossa forma de pensar, de querer, e de agir!
Há um pensamento Zen - budista que diz: " Seu Carma é você mesmo. Você é o resultado de suas ações."
Portanto, vamos melhorar nosso Carma, expiar nossas culpas , nossos erros e nos modificar pra melhor!
Vamos tentar melhorar nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas atitudes para com todos que nos rodeiam. Trabalhe seu espírito e torne o mundo um lugar melhor para se viver. Comece por você: Pense, reflita, aja com sabedoria e se modifique positivamente com plena consciência e vontade .
E que DEUS nos fortaleça em seu infinito amor!