18 de setembro de 2008
O MITO DA MULHER INTELIGENTE
Até a pouco tempo eu acreditava que pra ser especial pra um homem - digo pra chamar sua atenção e prendê-la por algum tempo(num relacionamentou ou não), as mulheres deveriam ser lindas, gostosas e absurdamente inteligentes. Decididamente isso não passa de mito comprovado de forma clássica: se você for tudo isso: meus pêsames! eles se assustam e vão fugir quando comprovarem isso . Como as mulheres ganharam espaço cada vez maior na política, nas carreiras tidas até a pouco tempo como exclusivas de homens (militares, taxistas, mecânicos, ...), eles começaram a se sentir cerceados na sua competência, em detrimento de nós mulheres, (afinal damos conta muito bem de qualquer tarefa tida como masculina!)e passaram a evitar ter relacionamento duradouro com qualquer uma que pense com lógica ou tenha uma opinião formada sobre qualquer coisa, diferenciada da opinião deles. Mesmo sendo notadamente mais observadoras, meticulosas e muito mais pacientes que os homens e termos conquistado espaço com folga na indústria, na construção civil e na política, encerrou aí nossa igualdade e virou desvantagem: isso só serviu pra marcar o nosso espaço no mundo, nada mais...
Pra se ter uma conversa com um homem ou o respeito dele por seu intelecto:JAMAIS dispute qualquer assunto com eles!!! converse, mas não exprima opinião... não olhe com ar de pena ou desaprovação pelo que ele diz( ser fizer isso, você vai ficar falando sozinha!). Não banque a sábia, banque a ingênua ... infelizmente isso funciona.
Isto porque ao nos analisar , um homem nos avalia da seguinte forma: apresentável (pra ele e pros outros), boca tem que ser bonita, o peito mediano, a bunda dura e o cabelo liso. Quanto à inteligência, pode ser mediana ou nenhuma. Isso pra eles, se você for apresentável, não vem ao caso. Fiquei estarrecida ao ver a chamada "mulher melancia"(sic) na televisão dizendo que os homens a admiravam e que ela era o tipo perfeito de mulher pra qualquer homem. Muitos concordaram em coro. De que forma? comprando a sua revista PLAYBOY e alçando ela ao título de mulher perfeita. Da boca da dita cuja, quase nenhuma frase é dita sem um erro de português ou de concordância. Diz categórica que estudou até o ensino médio, mas seus autógrafos foram alvo de chacota por ter erros de português: ( " Fulano de tal...obligada pelo carinho - Mulher Melância") isso várias vezes foi escrito até ser corrigido pela chamada "Assessora de Imprensa". LAMENTÁVEL.
Passando pro mundo real : percebi que pouco importa que você se mate pra ter diplomas, tenha mestrado, fale 4 idiomas, ganhe bem e seja linda e cobiçada... você sempre vai acabar sozinha ou sendo preterida por uma mulher menos culta ou inteligente que você. Por quê? fácil... eles se sentem inferiorizados se não estiverem em pé de igualdade com você. Você fala de Dante Alighieri (ele desconhece o poeta...), comenta um trecho de uma poesia em francês (ele torce o nariz) e por aí vai... mas se você tiver dois neurônios e for "gostosinha" pra eles, já basta. Não importa que você conheça filosofia, psicologia, mecânica de carros, astrofísica ou saiba cozinhar bem. Ele vai te olhar como um ET e te deixar por qualquer burralda mais ou menos, que faça ele se sentir menos idiota ao conversar. Afinal, eles sempre sabem tudo! Se você sabe mais um pouco, fica difícil a conversa: aí que entra o machismo básico.NUNCA BANQUE A INTELIGENTE COM UM HOMEM: SEJA SÁBIA!
Mas se você quiser ter companhia duradoura, não banque uma idiota, ou ignorante na frente de qualquer um... seja ingênua! quase inocente de idéias. Se ele pergunta:" você sabia?" você diz: "não! ... me explica?" assim você o ganha imediatamente... Infelizmente...
Algumas vezes me sinto na época das cavernas(quando o homem ficava gruindo e a mulher o olhava embevecida rsrsrs...só assim se davam bem e se entendiam). Não existia diálogo. Existia submissão.
Conheço amigos que são inteligentíssimos, mas adoram passar horas jogando conversa fora com adolescentes, donas de casa, estudantes e pseudo intelectuais pela net , e descartarem programas com amigos, festas e afins no fim de semana; pra se sentirem um pouco mais cultos perante essas pessoas desconhecidas ou não. Vivem uma vida vazia : não são respeitados pelos amigos, pelos chefes e pelos parentes e buscam consolo em desconhecidos pra se afirmarem. E não são poucos. Olhem nos bares: muitas mulheres em bandos, sozinhas. A maioria dos homens tem medo da mulher inteligente,independente e de opinião. Uma pena isso!! muitos lucrariam se tivessem a humildade de reconhecer que a inteligência feminina nada mais é do que um preparo pra torná-los melhores como homens, companheiros e amigos. Se eles se despissem do machismo e nos olhassem com olhos menos críticos, veriam que o nosso avanço intelectual nos melhora a cada dia: como pessoas, esposas, mães e profissionais. Eles ganham companheiras que os ajudam a reconhecer suas limitações, seus valores deturpados e os incentivam a melhorarem cada vez mais. Isso que nos diferem das menos favorecidas intelectualmente: sabemos onde erram e onde devem se aprimorar ou se modificar. Se na escrita, no vocabulário, na cultura...por aí vai. Não devemos desistir. Machismo sempre existiu e existirá. O que devemos é procurar melhorar a nossa atuação como mulheres, às vistas desses homens medrosos e mostrar à eles, que a inteligência feminina veio pra ficar, ganhou espaço e que merecemos respeito e admiração por parte deles. E que não há motivo pra tanto pânico.
Como diz um clichê meio demodê mas ainda cultuado por muitos:
" POR TRÁS DE UM GRANDE HOMEM, EXISTE SEMPRE UMA GRANDE MULHER."