17 de abril de 2009

DITADURA DA BELEZA - Magreza x Saúde


Quando a ditadura  da beleza começa a rouba a saúde, a luzinha vermelha acende: ATÉ ONDE É PRECISO IR, MESMO  PONDO A SAÚDE EM RISCO, PRA ATRAIR OLHARES DE APROVAÇÃO?
Começei a delinear esse post na cabeça, depois de convidar uma amiga pra comer um rodízio de pizza e fofocar num fim de tarde quente, de uma sexta-feira.
Ela me olhou com ar de mártir e me disse categoricamente:
- Não dá! tenho pilates hoje e nem almoçei! Comi só uma maçã e uma barrinha de cereal. Não vou comer pizza então né? Nem todo mundo tem a sorte de ser magra né, Aly!
Quase soquei a infeliz! rsrs...  Se não fosse minha amiga, teria ouvido coisa muito pior depois desse absurdo que ouvi.
Todo mundo acha que o mundo dos magros é cor-de-rosa. Ninguém pára pra pensar, que assim como os gordos tem dificuldade pra achar roupas e sapatos : nós também temos!
No meu caso vestir 36/38 e calçar 33 é bem complicado... é como vc ter um manequim que não é  condizente com seu pé... Depois que vi uma entrevista da Global Mariana Ximenes pro Fantástico, dizendo o quanto é difícil achar sapatos pra pés tão pequenos (como os nossos), me senti menos solitária nesse mundo de pés minúsculos...
Comprar tênis é uma tarefa quase impossível, como sapatos de salto alto. Preciso de muita paciência e disposição...
Voltando ao assunto das dietas doidas que a maioria faz durante o ano pra ficar em forma (de doente anoréxico), quando o verão chegar. Sim! a maioria fecha a boca, pulando refeições, comendo bobagens pra perder peso rápido e a saúde junto...
Eu detesto ficar sem almoçar. Não troco um bom prato de comida com muita massa , por nenhum fast food, saladinha ou fruta com barrinha de cereal... ARGH!  detesto. Tá certo, que eu tive sorte de nascer magra e ter o mesmo manequim, desde os 20 anos, mesmo estando beirando os 40 anos. Não vou à academia, dispenso.  Mas se matar de fome aos poucos e ferrar a saúde em exercícios também não está com nada! É ter a beleza roubada aos poucos.
Dieta saudável é você se alimentar bem, com quantidades certas e em horários regrados. Sem bebidas alcólicas, doces, salgados ou qualquer coisa que substitua uma refeição. E como eu disse a uma amiga: fórmulas não ajudam você emagrecer, elas camuflam seu apetite e te colocam em estado de loucura em pouco tempo. Mexem com a química do seu cérebro, e o efeito a longo prazo é devastador...
Não recrimino quem quer emagrecer, afinal se gordura fosse bom, ninguém morreria de infarto. Mas sou terminantemente contra quem abre mão dos prazeres de comer bem, de comer coisas gostosas em nome da ditadura da beleza. Acho deplorável isso, me revolto! Eu janto, como sobremesa e ainda belisco algo sempre, antes de dormir... Não sou magra porque quero e nem gosto de ser. Minha endocrinologista já tentou de tudo pra me fazer pesar pelo menos 50kg e já desistiu. Nada surte efeito. Estou satisfeita com meu peso? Não! Mas se a minha natureza é assim , meu metabolismo é rápido, não vou lutar contra isso. Assim não quero que as pessoas pensem que magreza é saudável, pois não é! Se está gordo, emagreça com saúde, não passando fome!
A magreza saudável é aquela que te dá disposição e prazer. Não aquela que é ditadora de beleza e te priva das coisas boas da vida: comer bem por exemplo, a hora que for! rsrsrs...sem se importar com  seu metabolismo. Se deu vontade de assaltar a geladeira 3hs da manhã, vá!
Isso que te faz ser saudável : Ter a  fome saciada, seja a hora que for...
Nada de comer coisas em grandes quantidades e depois ficar malhando 4 horas na academia porque comeu uma dúzia de coxinhas ou um prato de massa com molho à bolonhesa. Isso é imbecilidade! Conheço muita gente que faz isso. E depois fica com problemas na coluna, no joelho porque exagerou na malhação, passando fome junto. Pura burrice.
A beleza é roubada, quando ferimos nossa vontade interna: a de comer bem!
Comer deve ser sem culpa. A depressão aparece quando você acha que extrapolou na comida. Não pela quantidade que comeu ; mas porque você comeu. Se você mudar esse pensamento, muda os hábitos.
E passa a viver melhor e com mais saúde. Respeite seu corpo e suas vontades: coma sem culpa e sem se sentir na obrigação de ser magra. Seja saudável em primeiro lugar. Não se prive de comer nunca.
Respeite seu limite e procure não se preocupar com a ditadura da beleza. Preocupe-se com sua saúde.
E NUNCA com suas medidas...