A nossa grafia pessoal nada mais é do que um instrumento de ordem gráfica; que exprimem através da letra escrita de cada indivíduo, a base da personalidade humana.
É um veículo de análise da psiquê de cada indivíduo, revelando a sua forma pessoal de ser, pensar e agir de cada ser humano, através de seus escritos. A GRAFOLOGIA é um instrumento de apoio técnico para os profissionais que trabalham e estudam o comportamento humano.
Para todas as situações em que a compreensão do funcionamento psicológico humano se faz necessária, a Grafologia, em sua simplicidade peculiar, nos revelará com clareza absoluta questões acerca de ações, reações, interações, potencialidades e caracteres inerentes à personalidade de quem escreve. No seu contexto-base se expõe as potencialidades básicas da personalidade e seu funcionamento no geral.
Na Análise Clínica, serve como um apoio técnico para avaliar o processo de evolução do cliente/paciente, fornecendo informações valiosas para os terapeutas cognitivos que dela se utilizam para nortear seus trabalhos terapêuticos.
A GRAFOLOGIA nos revela também como funcionamos internamente quando estamos estressados ou sob algum tipo de tensão psicológica ou psicossomática. Mostra as pequenas variantes ou nuances reais do ser humano e nos dá a verdadeira dimensão de como nossas potencialidades ficam ou não abaladas em certos momentos ; e nos mostra o quanto essas variações emocionais afentam diariamente nossas vidas.
Seu estudo é amplamente utilizado como um recurso para reconhecimento das diversas personalidades humanas existente no mundo todo. É de certa forma holisticamente universal, pois a análise da letra pode ocorrer em todos os alfabetos do planeta.
A Psicologia Transpessoal e a Grafologia andam em conjunto, na percepção mais abrangente do Ser Humano; onde dentro de uma visão transpessoal, o estudo grafotécnico facilitará de certa forma o funcionamento do emocional humano, revelando suas nuances mais íntimas de como agimos sobre um impulso aleatório , inclusive como nos comportamos quando estamos sob forte stress ou tensão emocional.
Para a Psicologia Transpessoal o indivíduo é inicialmente uma integração de 4 indicativos individuais básicos: um SER que pensa, um SER emocional que sente, um corpo físico que sustenta os demais, e um corpo vibro energético, que estabelece a conectividade e o fluxo interativo entre todos esses quesitos.
Na Psicologia de base transpessoal o paciente "analisado" recebe uma base de orientações e é trabalhado aspectos analíticos para que este equilíbrio se reestabeleça o mais rápido possível.
O Psicoterapeuta Transpessoal tem amplo conhecimento da "existência humana", entende as bases do funcionamento da psique humana e acopla seus conhecimentos a um embasamento teórico multidiciplinar técnico do funcionamento bio-fisiológico e energético, com estudos fundamentado na própria física quântica e na medicina oriental. Todo trabalho é cientificamente comprovado já reconhecido e avalizado nos dias de hoje. Com um diferencial de ser rápida eficácia; pois eficiente todos os métodos terapêuticos o são, a Psicoterapia Transpessoal é apenas mais rápida e objetiva na sua eficácia.
O SEU CARÁTER POR SUA ESCRITA ...
A falta de caráter engloba de certa forma um grande quantitativo de atitudes:
Vai desde uma simples mentira até a mais grave apropriação indevida: de idéias pessoais ; falando claramente: o conhecido roubo.
Ter caráter, honestidade é ter coerência e adequação ao comportamento , controle de nossos impulsos. Ser desonesto é não ter o controle sobre estas ações, utilizando-se de qualquer meio para satisfazê-las.
Vamos falar da mentira, que é a mais leve falta de caráter, se é que podemos falar assim.
A mentira oculta a verdade dos fatos para delinear uma imagem falsa de si mesmo, quer por insegurança ou má fé mesmo!
Como na grafologia identificamos esta tendência?
Na grafia temos vários sinais que norteiam esta tendência distorcida de caráter, porém para ser válida, devemos observar no mínimo 07 repetições continuadas dos sinais iguais para então validarmos a característica desse indivíduo.
Estão abaixo exemplos de alguns sinais:
A maneira como nossa letra é disposta sobre uma folha em branco diz muito sobre nossa personalidade.
A letra muitas vezes pode ser parecida com a de outra pessoa, mas seus traços são peculiares e inimitáveis. A letra de cada indivíduo é quase como uma digital "escrita" sob um papel.
A fraude documental é possível se detectada por um especialista em grafologia e grafotécnica.
Ele vai analisar os traços originais e a cópia fraudulenta, podendo detectar com 100% de exatidão qual a assinatura verdadeira e qual a falsificada.
Mas voltando ao âmbito da análise da personalidade humana através da escrita. Segundo Karl Jung psicanalista, temos 4 funções psíquicas atuantes e fundamentais:
Sentir - Pensar - Intuir -Perceber .
Colocamos maior energia sempre em uma destas funções e a possuímos mais desenvolvida em nós. De certo que o ideal é desenvolvermos todas com igual potencial porém não é isso que acontece . Hoje a Intuição é mais preponderante; porque existe uma aceitação maior da utilização desta função psíquica. Com a grafologia você consegue identificar seu potencial intuitivo:
Letras curvas;
Letras separadas;
Movimento e ritmo;
Hastes elevadas;
Certa desarmonia.
Esses grafemas, nos mostra como o stress emocional, psicológico interfere em nossas ações básicas como escrever, que é a forma mais rudimentar de expressão humana.
O homem em seus primórdios, utilizava a escrita para se expressar, pois desconhecia a fala ; esta que a posteriori, tornou-se base do Dialeto ou língua que hoje nos faz expressar, e é utilizada em todos o mundo , em todas as nacionalidades...
A escrita é a base da expressão psicológica humana. Com ela expomos mais abragentemente nosso pensar e com maior clareza nossos sentimentos e nossas aspirações.
Escrever é um dom, interpretar a escrita em seus pormenores é uma ARTE!
A desonestidade envolve, a grosso modo, uma gama grande de atitudes. Vai desde a simples mentira até a mais grave apropriação indevida, de idéias ou bens, falando comumente o conhecido roubo.
Ser honesto é dar coerência e adequação as respostas de nossos impulsos e extintos, ser desonesto é não ter o controle sobre estas pulsões utilizando-se de qualquer meio para satisfazê-los.
Vamos falar da mentira, que é a mais leve desonestidade, se é que podemos falar assim.
A mentira oculta a veracidade dos fatos para acobertar a imagem de si mesmo, quer por insegurança ou má fé mesmo!
Como na grafologia identificamos esta tendência?
Na grafo temos vários sinais que balisam esta tendência, porém para validá-los, devemos contar sempre no mínimo 07 repetições dos sinais iguais para então validarmos a característica.
A Grafologia acompanha o fluxo da psicologia Transpessoal, fazendo uma leitura do corpo mental e emocional, fluídica, respeitando o momento real do ser que escreve e validando seus potenciais mesmo quando ele, que escreve, não está em seu melhor estado de equilíbrio.
A Grafologia clareia nossa percepção à cerca de nós mesmos e nos propicia desenvolver caracteres natos ou inertes, não antes validados.
Elas associadas, Psicologia Transpessoal e Grafologia, nos auxiliam a reconhecer "como somos" e a fazer a "aceitação" do que somos. Respeitando nossas individualidades e tirando delas o máximo de qualidades para nossas vidas no dia-a-dia.
A FORMA da letra revela o "modus vivendis" de quem escreve, suas ações e reações básicas diante do mundo, diante da vida.
Se sua letra não se encaixa em nenhum dos modelos abaixo!...está bem, você procura aquele em que mais há semelhança e digamos que você possui, apenas, uma tendência em agir ou reagir deste modo.
Caligráfica: Reproduz o modelo escolar. Desejo de ordem, clareza, precisão e organização. Adaptação formal e passiva. Personalidade mais formal e convencional.
Angulosa: Reproduz os "dentes de tubarão". Prredomínio da vontade sobre o sentimento. Firmeza de decisão, objetividade, coragem, constância. Liderança nata, rigidez, alto nível de exigência. Adaptação combativa.
Arcada: Reproduz arcos, é quadrada. Atitudes elaboradas, reflexivas, calculadas. Atitude fechada à interação espontânea. Introversão e reserva. Prudência e reflexão. Forte autocontrole e tendência ao distanciamento.
Curvilínea: É circular e redonda. Adaptação fácil, amabilidade, generosidade. Dotado de qualidades expressivas.
Simplificada: É só o esqueleto da letra. Ponderação e calma. Predomínio da razão sobre as emoções. Simplifica, sintetiza, abrevia. Modéstia e naturalidade.
Tipográfica: Reproduz o "Tipo de Impresa", maiúscula ou minúscula. Preocupação com a forma. Memória visual, valoriza o belo, a organização e a beleza visual. Original, valoriza o artístico. Não mostra seu lado mais íntimo de ser, ocupando-se com a forma, com as aparências.
Guirlanda: Reproduz as "ondas do mar". Maleabilidade, sociabilidade elevada, flexibilidade, receptividade, sensibilidade.
Filiforme: Reproduz "M" em fios. Excitabilidade, versatilidade. Diplomacia, hábil na concordância com gostos, critérios e desejos dos demais.
A desonestidade envolve, a grosso modo, uma gama grande de atitudes. Vai desde a simples mentira até a mais grave apropriação indevida, de idéias ou bens, falando comumente o conhecido roubo.
Ser honesto é dar coerência e adequação as respostas de nossos impulsos e extintos, ser desonesto é não ter o controle sobre estas pulsões utilizando-se de qualquer meio para satisfazê-los.
Vamos falar da mentira, que é a mais leve desonestidade, se é que podemos falar assim.
A mentira oculta a veracidade dos fatos para acobertar a imagem de si mesmo, quer por insegurança ou má fé mesmo!
Como na grafologia identificamos esta tendência?
Na grafo temos vários sinais que balisam esta tendência, porém para validá-los, devemos contar sempre no mínimo 07 repetições dos sinais iguais para então validarmos a característica.