31 de agosto de 2010

O QUE É PRECISO PRA SER FELIZ ...


Hoje entendo que se precisa de bem pouco pra ser FELIZ. Nós é que complicamos a FELICIDADE !!!
Nossas aspirações, desejos e vontades são sempre maiores do que realmente merecemos. Se precisa de bem pouco pra ser feliz, porque a vida é feita de momentos simples e a felicidade vem daí ...

Não consigo conceber a idéia que a felicidade vem do material e não do emocional. Nós que temos essa vaga impressão; e totalmente equivocada. Verdade que ajuda o material, dá uma certa sensação de segurança aparente.Você quis, almejou, batalhou e conquistou... só isso!
Nada mais ambivalente e raso do que anseios ... a falsa impressão de que podemos conquistar a felicidade a partir do que queremos, do que desejamos conquistar.
A luta diária faz parte desse ritual estranho de busca incessante: Uma ciranda de querer, almejar, buscar e alcançar ... Daí tudo perde o sentido. E partimos novamente pra uma nova cruzada... 
Mas que vazio é esse que nunca é preenchido e sanado?

O vazio nos remete a qualquer coisa que ansiamos e ainda não conquistamos; ou aquilo que já conquistamos mas não preencheu nosso "vazio" ...
Tudo que aspiramos em conquistar em nossas vidas nos dá a falsa impressão que será o caminho pra ir ao encontro da tão sonhada felicidade, quando na verdade ela sempre esteve dentro de nós mesmos!


Ela não está nos objetos, nas pessoas e nem nos nossos sonhos! A FELICIDADE É UM ESTADO DE ESPÍRITO ... Transitório ou não... Depende de você!
Depende exclusivamente do que essa felicidade nos causa e como vamos fazer com que ela permaneça nos nossos sentidos... digo, estado de espírito. A euforia logo passa após cada conquista mas o que nos dá de satisfação permanente, depende muito mais como avaliamos nossas expectativas acerca da conquista do que propriamente sobre aquilo que conquistamos. Parece complicado, mas não é! Digo que é a maneira como você absorve o impacto daquela conquista e a importância daquilo que conquistou tem em sua vida. Se essa conquista for meramente surpeficial, a satisfação será transitória. Se for algo muito esperado, o sabor da vitória será latente por muito tempo.

Nesse sentido, por mais que busquemos a FELICIDADE nunca a encontraremos em nada material ; pois ela não é deste mundo. Ela pertence a um mundo mais evoluído em que as ações voltadas para a fraternidade universal são a regra. De qualquer forma, devemos fazer esforços  pessoais para evoluir, a fim de atingir a condição de habitar mundos melhores. Por enquanto, somos obrigados a conviver com toda a sorte de dificuldades, essas fazem parte do nosso aprendizado para merecermos sunbir um degrau na escala evolutiva de nossa existência , rumo a perfeição moral e espiritual.Isso nos aproximará cada vez mais da verdade pregada por JESUS e transcrita por seus apóstolos.
Muitos depositam sua felicidade em uma pseudo-felicidade, procuram preencher o seu vazio interno, com algo externo: sexo, dinheiro e divertimentos. Mas que na realidade são coisas passageiras e sem consistência, semelhantes à fumaça e ao vapor, ou no dizer do próprio Coélet:"... vaidade é correr atrás do vento..." Onde podemos encontrar esta tal felicidade? Será que realmente ela existe? A felicidade existe, sim, não fora de nós, onde geralmente a procuramos, mas dentro de nós onde raramente a encontramos. 
A máxima do Eclesiastes:
"A felicidade não é deste mundo", pode ser entendida de duas maneiras: 
1) que há outros mundos mais evoluídos do que o Planeta Terra, onde a felicidade é mais plena; 
2) que a felicidade não estando no mundo material, pode ser encontrada no mundo interior, como conseqüência do dever retamente cumprido.