30 de janeiro de 2010

SINCRONICIDADE ...

"... É errado, portanto, censurar um romance que é fascinante por suas misteriosas coincidências (...) mas é certo censurar o homem que é cego a essas coincidências, em sua vida diária. Pois sendo assim, ele priva sua vida de uma nova dimensão de beleza ..."
                        (A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera)


DUALIDADES

TEMPO ... início, meio e fim de tudo!
COISAS ... absolutamente inexplicáveis !
FATOS ... trouxeram a explicação !
SENTIDO ... deram o rumo dos fatos !
CERTEZAS ...vieram com o tempo, explicaram os fatos. O tempo fez as coisas inexplicáveis tomarem o devido sentido.

É mais fácil buscar o básico de entendimento nas questões do que buscar a lógica dos fatos. As coisas acontecem sem que possamos ter domínio fático sobre elas. Mesmo com planejamento e a  forma de regrar atos, sempre lidamos com o imponderado e o imprevisível !Então as coisas fogem a nossa razão e controle.
É ! sei que é cansativo entender ou tentar explicar.
Prefiro falar da sincronicidade:  dos atos, das atitudes, dos nossos pensamentos em comum, da paixão que nos une por coisas repreensíveis! Elas, deteminantes da nossa sincronicidade e do nosso não-querer.
Mas você sempre buscou a fuga, de NÓS! Porque é mais fácil pra você se desarmar, se abrir com um estranho, do que comigo... Isso te remeteria ao medo ou talvez a uma pretensa vunerabilidade.
Temos a mesma alma inquieta, voraz e voluptuosa! Isso te aniquila, mas te seduz.
Muitas vezes, julguei erroneamente que era mais fácil te abrir portas, para que você achasse o caminho e as respostas de maneira mais fácil ou simplesmente deixar seu EU, falar por nós...
Mas você preferiu se trancar em seu mundo silencioso do que exprimir o que de fato ocorria dentro de você e te exasperava.

Hoje, não dá pra mudar os acontecimentos, as coisas já estão sedimentadas ... mas dá pra mudar a história, essa página que ainda pode ser refeita, reescrita,  porque ainda se encontra por terminar.
Tentei desesperadamente recuperar o tempo perdido. Mas nossos "relógios" não então mais em sincronia.
Você busca desesperadamente por algo que ainda não percebeu estar à sua frente e já tomou forma há muito tempo, já está completo pra sua felicidade ... Não fez isso  por medo, talvez... A felicidade em demasia te assusta! Você está acostumado a sofrer ou lutar por causas perdidas. Mas nunca ganhou ou lutou pelo que é justo e seu por direito.
Não dá pra perdoar falhas, mas dá pra juntar os " cacos"... refazer a nossa história... EU SINTO!

Tão fácil de sentir, perceber, tão simples resolver...
Você mudou as regras do jogo simplesmente,  por isso nada deu certo!
Não se muda o que já estava determinado... Mas sua teimosia e seus gestos impensados bagunçaram a lógica das coisas... Deu no que deu!
Não persiga o que ilude, quem te julga  os que te cerceiam e não te aceitam!   Corra atrás de quem te liberta! daquilo que deixa ser você mesmo, sem amarras e sem receios... sem cobranças!


" O teu amor chamou, eu regressei..."( parece que ele já sabia de nossa história pretérita....)
Revejo as cenas do passado e ainda procuro entender o por quê de tudo ser tão confuso e difícil entre nós.
Mas acredito que faça parte da nossa regra pessoal : a nossa sincronicidade se perfaz com esses desafios.
Inútil tentar fugir...
" O teu amor chamou, eu regressei... todo amor é infinito ..."

Não é pra entender, é pra aceitar ! ...
Não há fuga pro que já está determinado, eu sei ...
Todos os caminhos, por mais que eu não queira... me encaminham pra você. É difícil aceitar tal prisão ...
E esse teu silêncio não fechou; ainda sim, esse nosso ciclo! Isso sempre me fazendo perder oportunidades e a minha própria razão.
Os por quês ainda continuam sem respostas ...

Tento reescrever trajetórias, nesse labirinto onde se perdeu o meu caminho e o seu ...
Nada é como antes... Há inquietudes sem cessar pra nós!
Você busca por determinantes, mas se utiliza de fórmulas já rôtas e desgastadas pra encontrá-las. Saiba  que não podemos salvar o que já naufragou. Permita-se uma nova chance de recuperar a  sua alegria, aquela que se perdeu, por essa estrada tortuosa que você vem seguindo, tentando também se encontrar novamente.
Então vou ajeitar meu caminho, pra encostar no teu!

Houve um tempo que era possível acreditar que o amor mudasse as coisas! colocasse tudo nos eixos, refizesse o que foi desfeito por maldade ou mal entendidos, equilibrasse ânimos, revertesse falhas e fizesse você compreender que ele é maior do que a própria morte, a própria dor e mais forte que o esquecimento e a mágoa contida.
Nada muda seu jeito de pensar ou agir!  Você continua obsediado por essa certeza vil que carrega dentro de si, de que está sempre certo e suas escolhas também;  mas isso te torna cada dia mais cego e fraco, e  cada vez mais submisso às coisas que vão te destruir.

Tenho tentado desesperadamente te salvar desse abismo emocional  em que você se encontra ...
Nesse caso, o anjo que você julga te acompanhar na jornada, é apenas o demônio da ilusão... ACORDE, ACORDE, ACORDE! antes que seja tarde...
O meu amor fala mais alto que o meu orgulho, que a minha razão, que a minha dor de te ver nesse estado tão lastimável... Passo por cima disso tudo, só pra te ver feliz.
Acredito que  isso em você seja  amor contido, mas com medo de ser demonstrado... Saiba que amor não é fraqueza, é a maior fortaleza de sentimentos!
Sempre que você chamou, eu regressei... assim estava escrito...
"Todo amor é infinito...noite e dia no meu coração..."
Nossa sincronicidade ainda nos acompanha pelo tempo...mesmo que você não reconheça. A vida diária te faz lembrar ...
 Eu  te digo: que nunca é tarde pra recomeçar... Nunca é tarde pra nada! ... nem pro arrependimento, nem pro perdão.


Essa música, você sabia que é do Aldir Blanc?
 Foi gravada pelo Roupa Nova... mas a letra é dele, do Aldir e do Cleberson.
(Você sabe qual é a ligação dele com minha  família ...)
Então, digo que ele escreveu a letra da nossa história, da sincronicidade existente entre nós, mesmo sem saber... rs!

Para mim, ela não é só sincronicidade...
Eu CHAMO ISSO DE DESTINO!








23 de janeiro de 2010

FALANDO POR MIM ...



                                   O mar me renova, me inspira ...
 me acalma e me traz respostas ...
                                   

18 de janeiro de 2010

INCONDICIONALMENTE ...


Esses últimos dias para mim, tem sido de pouca inspiração e muita tristeza : infelizmente vieram mais tragédias! E isso me deixou com quase ou nenhuma inspiração pra escrever.

A vida é  insana e dolorosamente bela! Embora você saiba que precisa seguir em frente pra ser feliz, as coisas a sua volta, os fatos e os acontecimentos mexem com você de uma maneira tão assustadora, que você se pega lamentando, ficando triste, infeliz ou extremamente mexido com os fatos ocorridos.
Minha vida continua seguindo em frente, graças à Deus! sem tragédias ... Mas a tristeza por ver o sofrimento de tanta gente, mexeu comigo. Claro! sou humana , tenho sentimentos... Quis ajudar... Precisei ajudar! Quis ficar em paz comigo mesma. Tenho necessidade de me sentir útil e prestativa. É quase uma obrigação imperiosa em mim.


Ah! você nem liga pra isso ou nem nota? isso é preocupante...
Você está ficando um egoísta e insensível ser humano.

Muita gente, veio aqui pra esse mundo, mas não aprendeu nada! Continua olhando pro próprio umbigo ou ainda, tem aqueles que pra ajudar, acham que é só dar uma "esmolinha" que tudo se resolve.
O lance maior disso tudo é botar a mão na massa: se mobilizar, ajudar mesmo! Falo de ajuda humanitária...
Recolher donativos, oferecer transporte, correr atrás de doações essas coisas ... Porque DOAR sem se comprometer com a ajuda, não está com nada! Não é doação, é esmola ... esmola não é ajuda, é caridade...Caridade assim, não é de coração.

Ficar aí dizendo que os políticos que tem obrigação de ajudar essas pessoas sofridas, que perderam tudo com as enchentes e deslizamentos; e você mesmo, não se condoer com o sofrimento dessas pessoas e tentar minorar um pouco essa dor, eu digo: teu caso é perdido! Você virou um monstro sem alma e coração. Só te resta a morte ou o arrependimento.
E nem adianta mentir pros outros e dizer que ajudou, quando não ajudou... Deus tá vendo!  E vai cobrar essa sua mentira na hora certa.
Quem pode ajudar, não quer ajudar. Fico furiosa com isso!... quantos rejeitaram convite pra essa empreitada solidária.Geralmente as pessoas mais desprendidas, mas solidárias, são sempre as mais humildes. Elas já sentiram na carne o que é ter dificuldade e ajudam com mais disposição. Os "riquinhos", os mais abastados, torcem o nariz pro trabalho social... com medo de sujarem as mãos, mas tem um sujo caráter e coração! sujeira sai com água... caráter imundo, soberbo, não tem limpeza!

Vocês não tem idéia do brilho no olhar dessa gente solidária! Os que doam seu tempo pra ajudar a quem precisa...E a disposição e resistência que essa gente têm!? ... é de botar qualquer super-homem e mulher-maravilha no chinelo.
Mesmo que no sorriso falte dentes, que o desodorante esteja vencido pelas horas de trabalho árduo, o cansaço do corpo se meça pelo tamanho das olheiras, é muito bom estar no meio deles, trabalhando e ajudando... Te revigora a mente e o coração! Te mostra que você é tão pequeno e ao mesmo tempo, não é nada, se não tem como mostrar seu verdadeiro valor : aqueles valores que seu pai e sua mãe deveriam se orgulhar... que plantaram em você! o valor da integridade moral, não os diplomas e inteligência que possui. Aliás, diploma essa hora não serve pra nada, se você não aguenta carregar um donativo ou não sabe montar uma cesta básica para distribuir ... nem saber convencer alguém a doar colchonetes, utensílios, roupas, brinquedos, fraldas, água e etc...


O tempo que você perde correndo atrás de coisas ou de pessoas insignificantes, se você procurasse ajudar mais com as mãos, com a inteligência, teu coração também estaria preenchido. Custei a perceber isso.
Não há amor maior do que você ajudar a quem precisa! É o amor do desapego. Te dá uma sensação de paz, de tranquilidade de bem estar indefinidos.

É muito mais gratificante você ajudar a quem precisa, doar amor e carinho, do que amar quem não merece o seu amor ou se oferecer pra quem não quer ou não merece tanto sentimento de sua parte.
O amor doado é retribuído de forma singular.
O amor desmerecido de alguém não beneficia à ninguém...Quem é egoísta de receber, não sabe doar... por isso é sentimento perdido...
Lembrei da música do Renato Russo que disse uma verdade singular e subliminar ...

" ... É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...
Porque se você parar pra pensar na verdade não há ...
Sou uma gota d`água, sou um grão de areia ... "

O amor desmedido, mas comprometido com a solidariedade é a forma mais limpa e concreta de se amar...
É o amor divinal, inspirador das almas nobres e de coração e caráter elevados.

Ah! você não liga pra isso? Sabe qual será seu destino?  não??? amargo...
Se você está sozinho, se humilha pra ter afeto ou carinho, esse é a paga que você já recebe por seu tão vil e egoísta.
Ah! você continua não ligando? Já pensou que seus filhos te seguem como exemplo? quer que eles sofram como você no futuro? Eu não gostaria que os meus sofressem pela minha falta de juízo e caráter.

É uma pena que ainda se precise ensinar os outros a viverem ou a reencontrarem a forma certa de viver.
Não sou a dona da verdade... Sou apenas uma mensageira da lógica intencional, da razoabilidade...
Não perco meu tempo achando nada ! Busco soluções ... e as reparto aqui.
Ninguém vive a vida de ninguém ou tem a solução pros problemas dos outros ... mas podemos digamos, dar uma luz no fim do túnel... essa luz pra alguns é esperança.

Viva, doe-se, trabalhe, mergulhe nas coisas, nas pessoas, nas situações e não tenha medo de se doar ...
Amor doado é o único que não dói ...
O que dói é o amor dado e não retribuído. O doado sempre tem retribuição...
PENSE NISSO!





11 de janeiro de 2010

" MOCINHOS VS BANDIDOS" = THE WINNER IS ...


            
                          A VIDA QUE NOS DEVORA!
( METAFORICAMENTE ILUSTRADA...)



           
                                            Os últimos noticiários, em pleno fim de ano e década, tem deixado muitas pessoas que até então eram céticas sobre o fim da humanidade; hoje, estão se tornando crentes e tementes! pelo futuro incerto que nos ronda.  Penso que realmente estejamos caminhando pro fim dos tempos, em 2012,  mais precisamente!
Se ainda te restar dúvidas, olhe em volta: a natureza se rebelando, o clima cada vez mais quente, as atitudes das pessoas, cada vez mais insanas e totalmente desequilibradas:
Pais colocando agulhas em filhos, tsunamis na Ásia, terremotos pelo mundo, a temperatura cada dia mais doida, seca de um lado do mundo e calor e neve em proporções absurdas do outro (na Europa por exemplo) ...
Enfim, a natureza se rebelando , se revoltando contra nós.
                                       E o que será de nós ???


                  E não metam Deus no meio dessa tragédia toda!
Vivemos no livre-árbitrio, e o estrago no mundo é feito por nós mesmos! Nosso sofrimento é a nossa causa-e-efeito, então estamos pagando um alto preço pela nossa inconsequência e falta de caráter humano! falta de agirmos com coerência e sabedoria. Pra não dizer também é falta de amor à tudo aquilo que temos ou que conquistamos, através dos tempos. Deus nos deu tudo que temos, e nos tira também...
É a vontade dele que predomina, não a nossa!
Incrível como ainda agimos irracionalmente e também perdemos a dignidade, a vergonha na cara e a compostura!  Agimos como mercenários na vida: onde o dinheiro que entrar fácil compra seu caráter, sua dignidade, seu silêncio, o seu conforto, sua racionalidade e torna você um "cegueta político"!
Brasil : país da impunidade! antes, podíamos usar um "será?" (idos de 70, 80, 90...) 
Hoje, a realidade é suja é palpável !!! (2000 em diante...)




Um país formado mais por BANDIDOS que MOCINHOS: Na política, na sociedade, na Justiça e no meio familiar. Claro! pais que enfiam agulhas em filhos, é um santo ou pecador?
Que atira filhos pela janela e depois alega inocência? é benfeitor ou malfeitor?
Não há dúvidas quando existem provas contundentes!
Houve uma quebra no meio social : "Bandidos" em suas quadrilhas cada vez maiores!
"Mocinhos" perdidos! sem saber ao certo o que salvar, ou quem salvar ...
E ainda sendo sugestionados pela corrupção permanentemente  de seus superiores e andando na corda bamba da honestidade... cair ou não cair em tentação... Dinheiro compra paz de espírito?
E nesse "Faroeste social" ninguém se salva, somos as potenciais vítimas !

A perda de caráter gradativa da nossa sociedade, nos faz ver que estamos caminhando pra um cataclisma social e humano. O óbvio disso tudo: estamos ficando sem parâmetros pra julgamentos e sem coração: vulgo, sentimento humano.
Filhos que matam pais, pais que querem matar filhos, políticos corruptos e dissimulados, o câncer social aumenta e se espalha pelas camadas sociais cada vez mais altas, onde poder e dinheiro já comandava e nada podemos fazer pra mudar essa realidade. Só um cataclisma natural, pra aniquilar o mal, e começarmos tudo do zero outra vez.

A Justiça antes, cega... agora é surda-muda, invisível e vencível ???????

Cadê a punição dos culpados de corrupção???
Cadê a punição pros colarinhos brancos ????
Cadê as mudanças nas legislações obsoletas e "obsolentas" ?!!!!
   ONDE ANDA NOSSO SENSO DE JUSTIÇA?
E O BOM SENSO?



Até a pouco tempo não conseguiamos conceber a idéia de acreditar em previsões de que o fim da raça humana estaria próximo. Mas meu ceticismo começou a ser substituído pela incredulidade, ocasionada pela real disfaçatez humana; me fazendo rever cada vez mais meus valores analíticos e crenças, sobre o ser humano e sua função na orbe terrestre.
Não há possiblidade de modificação remota ou atual, no ser humano. Ele perdeu seus paradigmas, seu caráter, sua crença em algo reinante sobre nós e suas perspectivas.
O fim disso tudo? O MAL subjugando o BEM cada vez mais e o fim dos tempos.


Quem anda na linha dos princípios, do caráter, da idoneidade se sente cada vez mais inferiorizado com a maneira como é tratado na sociedade corruptora em que vivemos, por aqueles que resolveram mudar de lado. Aqueles que adotaram a postura de que EU POSSO E FAÇO! obedeçam vocês ou finjam que não vêem, se tiverem juízo! O mal cresce de maneira assustadora em relação ao BEM devido ao comodismo do ser humano, de não se revoltar com as coisas erradas. De ir pra rua, de lutar pelo que é certo. A maioria se compraz em dizer:
 - Ah! ele está fazendo isso? vou fazer também...  (E só!)

Um país onde a honestidade de uma criança, filho de um agricultor, ao achar uma bolsa com objetos de valor e devolvê-los ao dono, vira noticiário e virou homenagem na cidade natal desta criança, pela prefeitura, que reconheceu tamanho gesto.
Isso também teve reconhecimento nacional... VIROU NOTÍCIA!
A que ponto chegamos! HONESTIDADE virar notícia, no país da corrupção...
É nossa obrigação sermos honestos, nascemos pra isso ... mas como e por que alguns perderam a vergonha e o bom senso?

O ser humano é incapaz de indagar um erro de seu semelhante e perguntar o por quê de tal ato! Por que? simplesmente por MEDO.
Claro! vivemos na sociedade do MEDO... o silêncio e a impunidade impera devido ao poder paralelo e a força moral da violência que nos esmaga e impõe os ditames dos mais fortes: os chamados de corajosos e arrojados(?) Não! chamados de vilões ou falsos defensores da sociedade...
Pagamos impostos por uma proteção inexistente. Estamos à mercê da nossa própria sorte, invisível.
Chegamos ao ponto de nos subjulgarmos à essa lei do silêncio, ou morreremos ... Ou ainda, nademos na mesma maré suja,  já que a impunidade impera. Se fecharmos os olhos, estaremos vivos! mas seguiremos em frente?
Esqueçamos o que nossos pais, avós e demais preceptores nos deram de exemplo?
A realidade atual é outra. Devemos viver numa nova metodologia social:
CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS ...(?!)

Se ELE já estivesse contra todos, não existiria mais uma viva alma aqui na terra!!!
Deus já deixou em nossas mãos, o traçado de nossos destinos, do destino da humanidade... basta olhar em volta e ver que o caos se instalou por nossa culpa, e agora por nossa conta e risco.
Se a guerra é santa, onde está  a interferência DELE?
Se as doenças dizimam nossos irmãos pelo mundo, onde está a piedade DELE?
Faz parte do nosso aprendizado terreno cuidarmos de nós mesmos, do nosso progresso e de tudo aquilo que ELE nos presenteou, aqui na terra.
Se não cuidarmos do que recebemos, pra nossa subsistência, tudo sucumbirá, junto à nós mesmos...
 A água, a terra, o fogo e o ar...

Precisamos de mais sinais do que já recebemos, pra saber que as coisas vão indo cada vez mais PIOR ao nosso favor?
Acho que não...
Quantos desabamentos, enchentes e queimadas teremos que ainda enfrentar pra aprendermos a enxergar que a natureza não quer mais estar ao nosso favor, enquanto não aprendermos a respeitá-la ou respeitarmos a nós mesmos? Vivemos em comunhão com o mundo, se não comungarmos, tudo se voltará contra nós.
DEUS não interfere em nada que ocasionamos de destruição ao que ele criou, de onde tiramos a nossa subsistência. Elementar! a natureza se revolta contra nós e mostra a sua força se impondo atualmente cada vez mais e de forma mais destrutiva...
Se envenenamos o mar, ficamos sem peixes !!!
Se envenenamos nossos rios e lagos, ficamos sem água potável!
Se envenenamos o ar, tirando a proteção natural da terra, morreremos de câncer!
Se a temperatura da terra aumenta, devido as queimadas, morreremos torrados nos próximos verões de calor, e de frio nos próximos invernos... que serão cada vez mais gélidos e com cada vez mais enchentes.
Ninguém pensa nisso né? Nem os mocinhos, nem os vilões...
Morreremos todos! vítimas de nossa própria inconsequência. De uma guerra silenciosa onde todos nos participamos! não só nossos governantes...


Enquanto você fica aí amaldiçoando as chuvas torrenciais que acabaram com seu fim de ano, pense nas pessoas que perderam a vida, suas casas, suas famílias, pela ira da natureza e pela negligência das prefeituras que liberam habite-se (autorização pra construção),  em regiões que jamais poderiam ser habitadas, como as encostas des morros! Isso tudo devido a gana de arrecadar impostos de IPTU(dos prefeitos), sem se preocuparem com a real condição habitacional dessas regiões, locais ou de se preocuparem em fazer fiscalização periódicas e coibirem construções irregulares. Choque de ordem não existe nessa hora né?
Pense nas tragédias que poderiam ser evitadas se todos nós reclamássemos na hora certa e no momento certo, nas urnas!!! Ou promovermos atos públicos, ir pras ruas cobrar mudanças e lutarmos pra que nossos direitos saiam do papel e tomem forma.

Pra onde vai nosso dinheiro de impostos, arrecadados?
Por que não dragam os rios? por que não protegem as nossas encostas e impeçam a proliferação de favelas? Porque não consertam melhor nossas estradas, que desbarrancam a cada chuva torrencial?
Por que não dão moradias dignas pras pessoas saírem de barracos nas encostas dos morros?
Precisam acontecer tragédias pros políticos se mobilizarem? Ou fingirem que se preocupam?
Não precisamos de favelas-bairros!  precisamos de bairros sem favelas!

Isso tudo se resolveria nas urnas ... onde os mocinhos podem vencer os bandidos!

VAMOS EXIGIR O VOTO FACULTATIVO!
LUTEMOS PELO PRINCÍPIO ÉTICO DO LIVRE ARBÍTRIO DE CADA SER HUMANO. ISSO NOS LEVARÁ A TRABALHAR EM PROL DE UM SISTEMA POLÍTICO EM QUE CADA CIDADÃO TENHA O DIREITO DE FAZER DE SEU VOTO, UM INSTRUMENTO FACULTATIVO E NÃO ATITUDE ARBITRÁRIA E OBRIGATÓRIA, A CADA NOVA ELEIÇÃO. A OBRIGAÇÃO GERA REVOLTA E AS MUDANÇAS NÃO ACONTECEM PELO COMODISMO E PELA FALTA DE PERSPECTIVA, DE COMPROMETIMENTO DOS POLÍTICOS ELEITOS.
A NÃO OBRIGAÇÃO DE VOTO GERA MUDANÇAS, PELO SIMPLES FATO DE NÃO GERAR EXPECTATIVAS NA POPULAÇÃO: ISSO TORNARIA OS POLÍTICOS MAIS VUNERÁVEIS.  SER ELEITO SERIA UMA LOTERIA PRA ELES!
TODO O POVO É RESULTADO DO SOMATÓRIO DE AÇÕES E REAÇÕES DA SOCIEDADE E TODOS NÓS, QUE QUEREMOS O BEM DE NOSSA TERRA DA NOSSA CIDADE, PODEREMOS INICIAR ESTE MOVIMENTO, QUE PODE DEMORAR, MAS VAI ALAVANCAR O PROGRESSO ÉTICO E MORAL DE NOSSA NAÇÃO. PELO SOCIAL, LUTEMOS PELO VOTO FACULTATIVO!!!

LUTEMOS PELOS NOSSOS DIREITOS de ter a nossa sociedade mais atuante na política, na justiça e nos meios sociais. Sem a nossa união, a nossa força, a luta será em vão ...
Não esperemos mais a ira da natureza, pra nos destruir ainda mais e nos mostrar o quanto ainda agimos errado ou somos omissos em relação a esses governantes que elegemos por obrigação.
Pagamos pelo erro, com nosso próprio sofrimento. Enquanto não aprendermos a ser cidadãos: Somos pessoas com cidadania e só!
Cidadãos não infrigem as leis e lutam pelo progresso, pelas coisas em que acreditam.
Lutemos mais e viveremos mais e melhor!



2 de janeiro de 2010

ABOUT "A GIRL"

I guess it's time for me to reveal the way I feel ...


                                        É difícil perceber valores de coisas até elas terem de ser mensuradas em sua vida.
Prioridades e valores que devem ser classificados, de acordo com a ordem de importância que devem ter na nossa jornada: Até pessoas tem de ser mensuradas. Tem gente que passa a ter um valor absurdo e você nem sabe por quê ! Mais até que o seu trabalho, as suas conquistas,a sua família e até você mesmo(a).
Aí que mora o perigo! Você começa a esquecer de si e só passa a viver em função desse "sonho errante de duas pernas". Passa o tempo e você não vê retorno em nada! Do que fez ou faz em prol dessa pessoa. Ela não merece tamanho afeto e você continua ali, subserviente, esperando algo ... Esperando o quê?! Nem você consegue entender... Mas sente uma necessidade enorme de agir assim.
                                       Você mente pra você, trapaceia consigo, aniquila coisas dentro de sua razão e coração, comete atos impensados e até mesmo tripudia os seus sentimentos, em prol de uma pessoa que talvez sequer mereça tamanho amor ou a consideração que você sente: Ela é insensível demais pra perceber a dimensão do que você sente! Mas, você sente ...
E sente frustração também.

                                         Faz parte da natureza humana ter o egoísmo aliado a insensibilidade, quando algo não nos interessa mais. Mas esquecemos também que isso se tornando arraigado na sua personalidade, vai te tornar futuramente um ser insensível e sem coração também. Nada vai te comover ou te emocionar mais: Até mesmo o amor de alguém que você não tem o interesse de corresponder mais ... Não sobra nada, nem carinho e nem consideração. Some tudo por encanto!
                                         Não há uma maneira de fazer alguém se apaixonar por você, ou de desapaixonar também. As pessoas esquecem disso: Toda causa tem efeito!
Mesmo você sendo a mais linda das criaturas do mundo, a mais inteligente, a mais simpática, a mais querida ... pode não ser isso tudo a chave do seu sucesso ou garantia de felicidade.
É característica nata do ser humano desprezar aquilo que inveja, que não pode ter ou não pôde dominar. Ou ainda por quem não se interessa mais. A pessoa que não te quer mais vem e te aniquila, como  uma forma de punição.
E você fica ali, de coração na mão, ciente de seus valores e qualidades irrepreensíveis, sem entender o por quê de ser negado aquilo que mais você quer: O amor, o carinho, a consideração de alguém especial ...ou nem tão especial assim ... Cada um tem seu gosto particular.

                                        Amor é um sentimento dúbio: Atrai e repele, nos dá e nos tira a presença, alegra e entristece também, dá raiva, pena, saudade, vontade de chorar, de morrer, de cair e não levantar, de gritar de alegria, de desespero, de saudade, quando não se tem mais a reciprocidade desse sentimento; embora ele ainda continue existindo em algum dos dois.
AMOR É um universo paralelo que você cria dentro de você: O que é real e o que você queria que fosse real!(e às vezes não é) porque foi você que idealizou.
                                        O homem já foi à lua, já descobriu cura pra algumas doenças, cria máquinas incríveis com as quais hoje nem imaginamos sobreviver, como celular e computadores, desvendou alguns mistérios do universo mas não aprendeu ainda a controlar seu egoísmo, sua inveja , sua insensibilidade e até a  vergonha de admitir suas fraquezas: De se manter presente na vida das pessoas e não de se  afastar das pessoas que gostam de você, mesmo quando as coisas fogem ao controle... e as situações se modificam.
Caso clássico:
  (...) -- Talvez eu não goste mais de você, acho que vou embora! (?) (...)
( E vai...) Sem diálogo e sem explicações.

E você que fique aí na sua inteligência fática, tentando descobrir a lógica de tal ato inexplicável e tão insensível.
                                       Você fica cultuando algo que nem sabe o que é... Esse sentimento não se transmuta em nada! Nem em ódio, nem em rancor e nem em mágoa. Mas fica ali te consumindo as entranhas, como um ser abissal que cresce dentro de você, alimentado pela sua esperança e seu amor, ainda intocado . O outro, permance inconstante e ausente à sua realidade, que é sempre dolorosa.
Difícil viver assim... costumo dizer que é como:
 -- VIVER SEM "ALGUÉM" É COMO VIVER SEM MIM ...
Poética, mas dolorosamente incômoda essa realidade.


                                        Viagens, amigos, presentes, sucesso, fãs, poder, reconhecimento, amores de inverno e verão, paqueras, bilhetes,cantadas (...) nada te alegra ou te dá entusiasmo. Nada substitui o que você carrega de tão grandioso, completo em matéria de sentimento, dentro de si, por UM só alguém.
E você fica ali, vociferando, mas ao mesmo tempo rezando, pra que tudo mude e os ventos te soprem favoráveis outra vez...
Que esse alguém resolva mudar de atitude: te devolva o riso, hoje apagado, a alegria que você tinha ... e que se perdeu em algum lugar...
Hoje, só o vazio.

Lembrei do fragmento da poesia de Cecília Meireles, que Fagner transformou em melodia:
(...)
Nem aquilo a que me entrego
Já me dá contentamento
Pode ser até manhã
Sendo claro, feito o dia
Mas nada do que me dizem me faz sentir alegria"(...)


                                         Os amigos ficam ali, tentando substituir o insubstituível. Te levam pra todos os lugares: Você chega e é uma festa a sua volta! Mas dentro de você é só silêncio...Você olha em volta e não acha o sorriso que procura... Tudo perde a cor e você usa um falso sorriso pra alegrá-los e mantê-los motivados e dar a impressão à eles que está tudo bem. Você sabe, no seu íntimo, que certas coisas são insubstituíveis... Principalmente as que você procurou a vida toda e só achou uma única vez, em um único alguém.
                                         Você começa a pensar que construiu um sonho em cima de uma grande pessoa, mas a pessoa em questão sequer sabe que é a personagem principal de sua história; e talvez nem queira ser ou mesmo saber. O sonho se torna grande demais pra alguém tão pequeno, ele cai do pedestal e tudo acaba em ruínas. E você fica ali, tentando se reerguer, no meio dos escombros.

                                          Não são lamentos tolos! São apenas palavras sobre "uma garota" que já viu sonhos acontecerem: Milagres da vida os tornarem reais ! E só quer que a boa vontade de alguém reapareça, faça as coisas caminharem de volta, pra onde elas deveriam estar. Se fosse assim, se tivesse sido assim, tantos não teriam sido atingidos, feridos...caídos.
Erros esses, causados somente por um ato de egoísmo. Tantos caíram de joelhos, atingidos por algo que veio inesperado , tão violento e repentino.
Reagimos bravamente mas a cicatriz da ferida ficou ... Doeu, ardeu, breve cicatrizou. 
Mas o preço à pagar será alto! Já está sendo, não sente?
Uma pena...

                                        Uma garota que sempre esteve disposta a lutar ao seu lado, sem medo e a nunca te retaliar! Ela nunca te tripudiou... nunca fez cobranças nem perguntas ...
Ela sempre soube entender seu meandros. Fazia coro nas suas loucuras, mergulhava nos seus arroubos. Nunca quis mudar sua essência. Você é o que ela queria encontrar. Ela sempre soube o que ia no seu coração, na sua alma, lia seu olhar! apesar de não entender tanta confusão, medo ou dúvida, por coisas tão simples e banais: OS SENTIMENTOS!!! 
Ela nunca precisou perguntar nada! talvez porque já soubesse todas as suas respostas ...

                                          Hoje, ela sente ao longe seu descontentamento: sua tristeza , sua eterna dúvida nas escolhas e sua busca incessante. Ela quer colaborar com seu progresso, mas hoje, nem sabe como!
Ela luta na distância, desesperadamente, por sua felicidade e nem sabe se vale à pena investir tanto esforço por você ou pelos seus ideais que floreceram nela: você os plantou!
Ela perdoou teus erros pretéritos, presentes e futuros... Sabia que tinha que ser assim... É o preço que ela quer pagar ...
Você faz parte dela: É o filho, o pai, o irmão, o homem dela: Em uma só pessoa ...

A sua felicidade é a felicidade dela . Sua tristeza e solidão também pertencem à ela e a fere também!
Ela não vive mais ... Caminha pelo mundo ainda tentando recuperar a parte dela que você levou consigo. A sua metade também ficou com ela ... você sequer percebeu!
                                      Um dia quem sabe, as coisas mudem ... Novo ano, nova década. Tudo é possível! Aliás, pra Deus, nada é impossível. ELE vê as lágrimas dela, e as seca dando-lhes coisas que mais ninguém poderia lhe dar: a senha da vida, o segredo das escolhas, a chave dos mistérios, a solução final ...
Ela sofre ao ver tudo, mas se resigna!
Ela se dobrou a sua vontade de silenciar. A sua vontade é seu livre- arbítrio, ela o respeitou.
A verdade dói mas liberta!

                                         Ela observa tudo... Ela pensa muito, fala pouco, reflete demasiadamente e age mais ainda! Esperando sempre algo de novo: Ela se reinventa a cada dia : Sabe que precisa ser assim pra fazer os que a cercam felizes!
Ela mesma tira os espinhos dos pés e do coração que sangra e ainda sorri: Tem forças suficiente dentro de si pra seguir em frente.
                                         Ela se compraz com a verdade, com os amigos leais que possui, naquilo que ela conquista a cada dia, na esperança renitente da sua volta um dia, na crença obssessiva de dias melhores e do fim dessa luta velada.
Isso tudo é sobre uma garota que você conheceu tão pouco, mas que em tão pouco tempo desvendou o universo peculiar que existe dentro de você e que ela sempre amou, apesar de tudo. Talvez ela até já te conhecesse... Apenas te reencontrou!
Ela é assim: Metade amor!
 E a outra metade também...