30 de julho de 2009

Achando respostas no silêncio...

Os sonhos, o filme , a reprise inesperada, o livro ( presente inesperado com tantas respostas !) ... E ainda oculta, dentro da porta do carro, a mensagem misteriosa, cifrada ... O universo vem conspirando a favor ?! Bons ventos ?! Ou prenúncio de nova tempestade na minha alma e coração ?
    * ALENTO, ALENTO, ALENTO...  *                                                                                              
O dia esperado que nunca chega , as horas que continuam numa briga interminável comigo... O silêncio constante, cortante e ameaçador. Fico pensando:    "SERÁ QUE SÃO LEMBRANÇAS DE UM TEMPO PERDIDO OU SERÃO PREVISÕES DE TE VER POR AÍ? DESVENDA ESSE MISTÉRIO QUE ME FEZ RENASCER. ME DIZ SE  FIZ COM OS CÉUS ALGUM TRATO;  ESCLAREÇA ESSE FATO E ME FAÇA ENTENDER! " 
 E na noite insone o filme dizia... " Eu poderia ter te amado pra sempre ! "... Eu te disse isso uma vez. Se isso é tão "CLOSER",    da nossa realidade ? Vá entender ! ...  Tudo vem chegando num emaranhado: num jogo confuso forte, silencioso e arrebatador!  Às vezes duvido que dê pra entender o significado disso tudo ou como vai acabar! Ou que vai haver mudança favorável dos ventos e te soprar de volta pra mim. Talvez nunca volte a ser o que era antes. O que deveria ser e não foi! Talvez tenha hora certa pra acontecer.  Sei lá, não sei! Talvez nem tenha  o direito de saber, ainda. Não é pra ser...ou sentir.Tudo tem seu... 
                                                           *  TEMPO, TEMPO,TEMPO...  * 
                               
 Aquilo que nunca tem explicação lógica; suscita dúvidas! Mas W. Shakespere passeia em meus pensamentos e me salva de entender aquilo que simplesmente não precisa de lógica ou explicação: resume o que tem que ser ;  porque é a natureza humana:
" O mundo inteiro é um palco e todos os homens e todas as mulheres são apenas atores".
                                       " O tempo é muito lento para os que esperam 
                                                   Muito rápido para os que tem medo
                                                   Muito longo para os que lamentam
                                                   Muito curto para os que festejam
                                                   Mas , para os que amam, o tempo é eterno."
                                                *  ESPERANÇA, ESPERANÇA, ESPERANÇA...  *
Trocando palavras com o silêncio: muito ouço, pouco entendo, muito espero! Tenho percebido que ultimamente tenho vivido de absorver a FÉ dos outros! A minha já foi consumida... Depois relaxo!... A certeza vem não sei de onde: - " É meu, eu sei! É o nosso destino! É definitivo e ninguém vai quebrar o elo!...  " ISSO EU GRITO!                               
Então...
                                                   * ESPERO, ESPERO, ESPERO...*
                                                  
"Hoje mais do que nunca somos dois!
        A nossa liberdade é o que nos prende.
                                                           
 Viva todo o seu mundo,
sinta toda liberdade
E quando a hora chegar, volta!
O nosso amor está acima das coisas deste mundo..."

22 de julho de 2009

A verdadeira indicação do amor


Como saber se verdadeiramente é amado (a)?
A pessoa diz que te ama e só? Então tá .

Você só sabe que é amado, porque alguém disse essas três palavrinhas : EU+ TE+ AMO (!) ????
Puro engano. Ser amado de verdade é uma coisa, sentir-se amado(a) é outra coisa. É algo mais profundo.

A demonstração de amor requer muito mais do que beijos, sexo e verbalização a toda hora, dos sentimentos. Apesar de não sonharmos com outra coisa: se a pessoa me beija, transa comigo e diz que me ama, acha que vou duvidar dela? DEVIA . Não dos sentimentos em si, mas das atitudes. O amor verdadeiro é um pacto silencioso, que tem a força de manter as coisas enraizadas. Um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois. As atitudes da pessoa que vão dizer muito sobre ela, não o que ela falar pra você, no momento de paixão. Amor se nutre da convivência, não de palavras ditas à meia luz.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, mesmo antes da dela. Se preocupa quando as coisas não estão dando certo na sua vida e quer saber, pra melhor ajudar a melhorar sua vida e auto estima. O verdadeiro amor é aquele que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se à postos para ouvir suas dúvidas. Aquele que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando:
- " Não seja tão dramático, mas acredito que você esteja tendo uma visão distorcida das coisas..."

Sentir-se amado é ver que essa pessoa lembra de coisas que você contou dois anos atrás. É vê-la tentar ajudar sem que você peça, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com candura, quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. Mas faz de tudo pra te dar tranqüilidade, quando as coisas não vão bem.

Sentem-se amados aqueles que são perdoados, e que não transformam a mágoa em munição na hora da de discutir algo. Sente-se amado aquele que se sente aceito: com todas as suas diferenças peculiares e que não tentam ser mudado por ninguém, em momento algum da relação. Se sente amado por inteiro! Do jeito que for .

Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada. Aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito, porque vai ser compreendido. No amor verdadeiro não há censuras, nem críticas veladas. Há diálogo e vontade de entender o outro. Isso é preparo, é segurança nos sentimentos. Não posse provisória de sentimentos, por alguém.

Sente-se amado quem se sente seguro na relação, e não inseguro . Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é - sem inventar um personagem para a relação: pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega palavras, mas suspira. Quem não levanta a voz, mas fala ; quem não concorda, mas escuta com atenção. Quem ama de verdade, sabe o que dizer e não dá direito de resposta. Pois não há dualidade de sentimentos. Há comunhão deles.

Agora observe bem e escute: Eu te amo não diz tudo!

Isso é só umas palavrinhas. O sentimento verdadeiro está nas atitudes. E não nas palavras ditas.
Não existem palavras que expressem amor verdadeiro, existem atitudes. Atitudes dão o tom exato do amor sentindo.

15 de julho de 2009

O nosso tempo parou ali . Dali em diante, as nossas vidas seguiram paralelas.
Muitas vezes, eu tentei alcançar você. Mas nunca consegui : Você sempre esteve longe demais! Agora nossa chance acabou ...
Deveríamos ter sido eternos, de alguma forma : Essa era nossa lei . Mas você não a seguiu... E seguí-la, era tão fácil ...
Bastaria olhar pra mim de vez em quando e sorrir. Bastaria deixar que eu o tocasse. Por que deixou que a distância crescesse entre nós, quando havia tanto de mim pra você conhecer? Por que se afastou assim, a ponto de não conseguir ouvir eu chamar o teu nome ? Por que ?!
Eu sei ! você nunca teve as respostas ou não quis dá-las, não é?
Você era tudo pra mim ou pelo menos, poderia ter sido.
Eu pensava que tinha nascido para estar junto de ti : mas NÓS somos algo que não deu certo.
E agora o tempo não voltará a passar por nós; e talvez nossas vidas  nem se encontrem novamente... Nem mesmo pra dizer um adeus.
Que grande amor você poderia ter sido , o maior de todos nesse mundo : Só pra mim!
Quantas coisas poderíamos ter feito juntos, como um dia eu esperei ...
Mas você... você me deixou escapar de suas mãos, e foi aí que escapou do meu coração também.
Em mim,  ficou lembranças. Eu vejo agora que vivia de fantasias ...  E você acredito,  vivia de mãos vazias! ...
Mas as minhas fantasias, você fez questão de destruir : e eu chorei !
Viver agora é relembrar,  pensar em como tudo poderia ter sido diferente ...
E dizer que está tudo bem : Talvez não muito!
Mas daí , de onde você está, olha pra mim :   
-  EU NÃO CHORO MAIS...

9 de julho de 2009

MAKTUB...


 Fiquei a pensar sobre o que iria escrever hoje: Temas não me faltam. Mas resolvo sempre voltar no mesmo assunto... : AMOR!!!
Existe assunto maior e melhor que esse? Não quero falar do amor profano, esse  é superficial. Quero falar do sublime : Esse que toca o coração e a alma . Esse que reúne o que estava predestinado e foi perdido.
Ele aparece sem que percebamos, ou se vai, sem que queiramos; o que magoa e faz magoar. O correspondido e o não - correspondido ...
Falo do sentimento em si : não das coisas que ele nos faz sentir. Aquele AMOR que forja dentro de nós a força e a coragem que nunca havíamos experimentado antes. Que faz nosso coração pulsar mais rápido, mesmo contra nossa vontade. Não é poesia que falo: isso é fato nas nossas vidas... Sem amor não viveríamos! ...
A coisa que mais cativa sobre o amor, é a maneira como ele é demonstrado: Em silêncio, ele nos faz prisioneiros do querer de outro e na liberdade, ele grita nos telhados pra ser visto por todos  ... rs.
O Soneto de Camões foi incisivo e preciso nas palavras : " ... ainda que eu falasse a língua dos homens,  e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria! " E não seríamos nada mesmo.
O amor maior é aquele que se dá, mesmo sem esperar retribuição. Esse é o verdadeiro, o mais puro! ... é o amor MAKTUB, aquele que está escrito e ninguém apaga! ...O amor do desapego e do merecimento. Dos perfeitos!
No amor não há inadimplemento. Ele é doação. É difícil amar com desapego... Deveria ser uma espécie de amor de mãe, mas sem sê-lo. Essa é a forma correta de se amar. Aquele amor de querer a felicidade do outro. Aquele que você se doa sem peso e medida, aquele que não destrói nada e não cobra nada em troca. Esse é o sublime e verdadeiro. E vai ser recompensando (se não for realizado por causa de terceiros, de destino) , essas coisas que dizem nossa vã filosofia. Mas que é fato! A amores que levam décadas pra se concretizarem. O amor profano se consome com o fogo do entusiasmo .
Quando as coisas não dão certo e o amor se vai, ou não se concretiza: ficamos impávidos ! Na esperança que algo maior venha e nos ajude a desvendar esse mistério: O da separação. Que normalmente nos amores verdadeiros, acabam sendo transitórias... Deus não permitiria que duas almas que nasceram pra ficarem juntas (depois de se encontrarem); se separem por causa de efeitos externos, pessoas más ou interesseiras, etc...
Mas, quem é ímpio em algo maior,  quem não acredita em si mesmo ou  no amor que sente;  nunca será realmente recompensado: sua dúvida não faz o merecimento da felicidade plena . O amor verdadeiro pode até ir embora, mas ele tem reminiscências (no coração daqueles que ele habitou) e normalmente volta pra retormar o que ficou pela metade, ou indefinido entre duas pessoas... O que não pode ser, por algum motivo.
Sheakespeare disse uma vez:
" Impedimentos não admito para a união de corações sinceros..."
Eu complemento com minhas palavras: Se estiver escrito no tempo e no espaço: MAKTUB!!!!!!
 " Nem o tempo apagará um amor que deve ser concretizado e não foi... Se concretizará porque está escrito!"
 PS.: Hoje fui inspirada por alguém que está sempre comigo, que me dá forças...
Sou abençoada e sei que " NÓS" estamos protegidos por uma força invisível e maior do que tudo. Confiai e Orai! Estou aqui.

3 de julho de 2009

EU... POR OSCAR WILDE


LOUCOS E SANTOS
Escolho meus amigos


não pela pele ou outro arquétipo qualquer,


mas pela pupila.


Tem que ter brilho questionador


e tonalidade inquietante.


A mim não interessam os bons de espírito


nem os maus de hábitos.


Fico com aqueles


que fazem de mim louca e santa.


Deles não quero resposta,


quero meu avesso.


Que me tragam dúvidas e angústia


e aguentem o que há de pior em mim.


Para isso, só sendo loucos.


Quero os santos para que não duvidem das diferenças


e peçam perdão pelas injustiças.



                                              Escolho meus amigos pela alma lavada





                                                                  e pela cara exposta.



                                                         Não quero só o ombro e o colo,



                                                      quero também sua maior alegria.



                                                              Amigo que não ri junto,



                                                                não sabe sofrer junto!

  Meus amigos são todos assim:

 metade bobeira, metade seriedade.



Não quero risos previsíveis,


nem choros piedosos.


Quero amigos sérios,


daqueles que fazem da realidade


sua fonte de aprendizagem,


mas lutam para que a fantasia não desapareça.

        Não quero amigos adultos,

nem chatos.


Quero-os metade infância


e outra metade velhice!


Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;


e velhos, para que nunca tenham pressa.


TENHO AMIGOS PARA SABER QUEM EU SOU.

                                                     Pois os vendo loucos e santos,


bobos e sérios,


crianças e velhos,


nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

(Oscar Wilde)