23 de maio de 2009

Aparente distância



Eu te adoro e tu não sabes...
Eu canto e tu não ouves...

Adoro-te secretamente pra que ninguém descubra o por quê romântico dos meus versos alegres, que me trazem você.

 Só no silêncio revela-se a melodia
Deste antigo sentimento que surge nas horas de solidão, povoada por seus gestos e palavras .

Tudo acontece sem que o mundo perceba o motivo tão puro dessa tímida contemplação,
que me traz você.

Sim! sou bem parecida com o sol, adoro a lua,  na sua aparente distância
No deserto e espaço que nos une.

Poetizo com o olhar, canto em silêncio...
Tudo isso pra que teu coração sinta e ouça esse dizer, sem que eu precise contar tudo isso à você .

13 de maio de 2009

Reaprendendo

Ela me liga meio que desesperada, no meio da tarde, tentando desabafar...

- Aly! ele não quer mais, o que faço?

Se conselhos fossem bons, não seriam dados, nem vendidos: Nasceríamos com a solução de todos os nossos dilemas. Viver seria bem mais fácil e prático. Não precisaríamos de opiniões alheias.

Disse à ela que tinha feito o que podia; e ele, fez a escolha dele.

Algumas pessoas gostam de percorrer o caminho mais fácil. Não quer dizer que seja o mais seguro. Nem sempre escolher o óbvio, o oferecido, é a solução prática pra qualquer coisa, ligada à felicidade.

Não existem fórmulas pra detectar se aquela pessoa vai te fazer feliz ou não. Partimos da premissa, que se ela opta pelo que é mais fácil e cômodo, sinal que é uma pessoa egoísta  e sequer vale o esforço de tentarmos aceitar isso, em alguém que amamos.

Ela o amava mesmo assim, o queria de volta. E eu a indagava sucessivas vezes e ela dizia:

-  Não me explica, não quer conversar . Quer um tempo pra pensar. 

Quem precisa de tempo pra pensar, já fez sua escolha: E você não é ela, a opção escolhida. Nunca pergunte o motivo nesses casos, você não vai gostar de ouvir a resposta.
Se ele quer tentar alçar outros rumos, o incentive. Às vezes a queda se faz necessária para se aprender o valor das coisas.  Tudo fácil, geralmente esconde uma "arapuca". Nesses casos, a dor da decepção é inevitável.

Eu disse à ela:
-  Abandone-o, deixe -o de lado... Você não pode ser a mártir dessa estória. Se ele optou pelo cômodo , será como andar no vazio...Nada que fizer, vai lhe dar a segurança necessária, nessa situação. Insistir pra quê?

Me indagando o por quê, eu completei:
-  Aquele que opta pelo mais fraco emocionalmente, aquele que sequer manifesta sua vontade pessoal, que se deixa manipular por alguém - almeja no mínimo -  a sua satisfação egoística momentânea nos sentimentos.  Imagine duas pessoas partilhando da mesma vontade, simultaneamente? Não tem como dar certo. A desconfiança e a insatisfação passam a ser perene.

Ela riu ao telefone, se sentindo mais confiante.

Incrível como as pessoas tem dificuldade pra enxergar o óbvio. Pessoas não são muletas de sentimentos: São apenas pessoas. Se você busca a satisfação das suas carências em alguém, não vai ser feliz nunca. Ninguém ensina nada à ninguém. Nem supre nada de ninguém...Muito menos sentimentos.
Apenas nos aprimoramos, como pessoas. O aprendizado não é com os ensinamentos de ninguém, e sim, com nossos erros constantes.
Se você sofreu, não vai fazer de novo. Vai tentar outra forma de não errar mais, se corrigindo.

Agradeceu a ajuda. Sim!  a ajuda. Conselhos não existem.
O que falamos aos outros, são apenas um panorama sincrítico da situação. Essa é a ajuda. A solução, nós mesmos que damos, quando encaramos a dimensão do fato.
Ninguém soluciona, complementa nossos anseios ou nossas vidas, com conselhos. O que fazemos na vida é apenas dar opções; pra que as pessoas busquem a melhor forma de solucionar seus problemas pessoais. Não há  possibilidade de alguém encarar isso como conselhos: Eles são ideologias fechadas! Nesse caso, não são aplicáveis. A margem de erro é grande. Não dou conselhos, nem soluções: dou opções.
Opções de entendimentos. Entender a lógica dos fatos e sua mecânica, é a maneira mais fácil de se chegar a uma solução. Simples assim...

Ela agradeceu, dizendo que já tinha tomado sua decisão:

-  Vai ficar do jeito que está! Não vou procurá-lo. Se ele quer assim, assim será . Deixa ele achar que fez a escolha certa. Obrigada Aly! eu entendi...

Ela percebeu que estava errando acintosamente. Tentando chamar à atenção dele, pra aquilo que ela julgava estar errado. Estava errado? Ninguém poderia julgar, só houve uma escolha...
O erro se perfaz com as escolhas erradas. E ainda era cedo pra julgar se ele estava errado ou não.

Essa é uma pequena lição de como não interferir na vontade alheia.

Dê espaço pro outro errar, sem sua ajuda. Faz parte do aprendizado, confiarmos nas nossas escolhas e depois perceber que erramos .

Daí em diante, qualquer decepção é vista como aprendizado. O arrependimento batendo, é a forma da pessoa que te magoou saber que você foi imparcial. Isso demostra seu caráter, em relação à pessoa que te maltratou, de início. Ela que deve se sentir culpada. Não você. Quem erra sozinho, não pode culpar ninguém por suas escolhas. Lembre disso.

Bjs e me liga amanhã...rs.


8 de maio de 2009

O que eu não entendo...

Chego em casa  e ainda tenho o hábito de olhar em volta, e ver se as coisas estão no seu devido lugar.Tinha a intenção de que você viesse um dia, para experimentar meu mundo particular,talvez gostasse e resolvesse ficar. O celular toca, um sobresalto!(mesmo que eu não queira, no coração)Olho meio de relance o aparelho, mas com os olhos ávidos de desejo; querendo que fosse você. Vejo o número ... Não é! pra que vou atender então??? 
Ninguém há de me dizer o que eu realmente gostaria de saber...
Olho em volta as minhas conquistas:  percebo que a liberdade e a felicidade não se completam naquele espaço físico(meu lar) ou na  vida que levo, livremente. Às vezes, sem querer, ficamos cativos de pessoas! Então percebemos que a liberdade nesse momento perde completamente seu sentido e valor... 
E mesmo que o mundo pareça tão grande e desafiador; você percebe que ele é pequeno, diante de coisas maiores que existem dentro de você: as quais você não consegue sequer dominar, desmistificar: os seus sentimentos por alguém.
É nesse quesito que você se torna absolutamente impotente: não há desafio no mundo maior do que "roubar" o coração de uma pessoa. Se você fica cativo dela, quer cativar também.Não há nada melhor na vida que locupletar a vida de quem se gosta! Se não consegue; não há nada que se possa fazer. Não há regras a serem obedecidas!
- "... já venci mil guerras, já levei porradas, dominei meus medos, já cavei trincheiras no meu coração..."
 Já conquistei respeito, admiração, sucesso, homenagens de quem me cerca.
Subi...subi...subi, mas não alcancei você, nem seus anseios...pensava ser tão fácil te agradar.
Não entendo...
 Preciso escrever agora: concluir trabalhos atrasados, a tese ainda não terminada por falta de interesse. As palavras embaralham na minha mente, minha mão congela sob o teclado: não sabia que suas palavras(absorvidas por mim); ainda pudessem gritar tão altas, a ponto de eu não conseguir sequer escutar os meus  próprios pensamentos!
Não entendo...
Vou à janela e olho a rua vazia, mesmo sendo ainda tão cedo, nesse lugar tão calmo. Penso e ainda me pergunto: "devo voltar ou não?" Embora já tivesse decidido que sim; ainda me pergunto se  vale a pena. Reconquistar o quê?
Não entendo...
Tantas lutas e vitórias, muitos reconhecimentos, homenagens, nenhum parabéns ou olhar seu, pra dividir isso tudo: nada! 
Os dos outros? não importa! 
Não entendo...
Ando me escondendo: na tentativa quase infantil de me esconder de você, também. Somente me mostro pra quem quero! As glórias são minhas!(você sempre me olhou, mas não me via crescer diante dos teus olhos, pra que saber?) não vou dividí-las contigo...Mas eu queria!
Você ainda não quer enxergar quem eu sou. Só interessa à você o que perco... ou os meus fracassos?
Então precisa ser assim? 
Eu não entendo...
Termino as responsabilidades, horas vazias que precisam ser preenchidas. Olho nossas formas de contato e você não está em nenhuma delas, nenhum recado...nada! Já me esqueceu? (eu sempre afirmei que voltaria...)
Não entendo...
Tentei em vão ler: mas as letras embaralhavam e só formavam  palavras sem sentido!
Eu não entendo...
Finalmente consigo dormir, então você vem em meus sonhos: fala coisas que eu sequer consigo entender!
Então você vai embora sem olhar pra trás e não me deixa falar! Mais uma vez...
Eu não entendo...
Daquilo que sei; uma das quais eu não consigo entender: Existem pessoas que nem percebem que tem a alma perfumada! Nos enebria a mente, nos envenena a alma, nos tiram o coração, nos deixa sem ar ao partir...