12 de fevereiro de 2009

Quando a canção tocou na hora errada ...



Era um fim de tarde quente de janeiro (que culminou numa chuva torrencial), eu estava à caminho de casa. O trânsito lento e o festival de buzinas me deixava irritada; eu tamborilava impaciente o volante e olhava meio que entorpecida pelo vidro embaçado, a chuva cair. Aquela fila de carros intermináveis me deixava sonolenta, enquanto eu buscava uma forma de fugir dali,  através da música, apertando os botões do rádio.
Aumento o volume,  a música entra sorrateira em meus ouvidos, e fico como que em estado de transe. Incrível como algumas músicas conseguem nos remeter ao passado, com uma rapidez impressionante!
Tudo volta na mente: cheiros, gestos, palavras...pessoas!
Fico ali, sorvendo a letra em meus pensamentos, enquanto os pingos da chuva taborilam pesados no capô do carro, acompanhando o ritmo e o compasso do "drums" na música. Mergulhada em lembranças, fico pensando: como cada música que já ouvimos é trilha sonora de um momento só nosso!...aqueles que  procuramos reter na memória. Às vezes o roteiro dos acontecimentos se esvai das lembranças , mas a trilha sonora que pontuou aquele momento mágico, aquele dia (fica retido no tempo e no espaço), fazendo você relembrar de cada detalhe! (como a Gwen Guthrie me fez recordar com " You touched my life").

Ah! aquele momento... 
O timbre sensual é de uma mulher saudosa e apaixonada... mas mesmo que a personagem da minha lembrança, da minha história, tenha envelhecido como eu, o amor tenha acabado, o sentimento se esvaído...o coração pula ao ouvir essa música . Lembrei até um trecho de uma poesia melosa que costumava reler: ".. Sinto saudades daquela coisa boa que foi você..." com um trecho de Roberto Carlos acompanhando de fundo: "...onde você estiver, não se esqueça de mim..."
Aquele  ano de 1991 voltou silencioso e sorrateiro na minha memória, dando solavancos de saudades em meu coração!
Como é que algumas notas de música conseguem reviver tanta emoção? Só quem carrega o segredo de ser especial pra alguém:  ser musa ou não de alguém , sabe.
Recordar que já ouviu um dia de alguém especial : " Essa é a nossa música..."
Nos últimos acordes , suspiro fundo e volto à mim : mais cansada e mais doída... quase tendo nas mãos, o meu velho coração. Ele, abarrotado de lembranças e de sentimentos secretos em suas minúsculas gavetas...
Mas aquilo que vivi foi real, eu sei... aquele momento acompanhado dessa música , aquele lugar, aquela pessoa comigo... foi real ...  I_N_E_S_Q_U_E_C_Í_V_E_L!!!
Mesmo que as nossas vidas hoje, não se encontrem novamente, foi bom o que ficou.
Como disse Gonzaguinha na sua música ("FELIZ"), " Foi ... foi...  foi... foi bom e pra sempre será , ma-ra-vi-lho-sa-men-te ... AMAR!"
 O que as músicas me dão de emoção, quando as ouço... ninguém me tira!
Só Deus pra saber o que se guarda  com tamanha importância, o coração de uma mulher.