Existem diversas manifestações de psicopatia; esta doença mental que se manifesta no ser humano. Muitos não chegam a ser violentos ou a cometer crimes jurídicos, mas são amorais em maior ou menor grau, adquirem comportamentos dissimulados e andam na sociedade como predadores sociais provocando malefícios e sofrimentos, aproveitando-se das pessoas facilmente manipuláveis e carentes.
Não há muita clareza científica sobre as causas que determinam o aparecimento dos psicopatas. O senso comum sugere às vezes, que são inatas ou genéticas - outras vezes, que são adquiridas no convívio social, resultado de carências afetivas ou traumas infantis. O mais provável é que sejam resultantes do entrelaçamento de todos estes fatores juntos.
Principais características de um psicopata social:
1- CHARME-
Tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis : carentes de afeto e atenção. Por isso, torna-se líder com freqüência. Seja na política, no trabalho ou na cadeia.
2- INTELIGÊNCIA-
O QI costuma ser maior que o da média: alguns conseguem passar por médico ou advogado sem nunca ter acabado o Colegial. Quando tem estudo, querem sempre aparentar mais conhecimento do que na verdade possuem.
3- AUSÊNCIA DE CULPA-
Não se arrependem nem tem dor na consciência. É mestre em botar a culpa nos outros, por qualquer coisa que ele mesmo faça. Tem certeza que nunca erra.
4- ESPÍRITO SONHADOR-
Vive com a cabeça nas nuvens. Mesmo se a situação do sujeito é miserável, ele só fala sobre as glórias que o futuro lhe reserva e de seus sonhos mirabolantes.
5- HABILIDADE PARA MENTIR-
Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse a verdade mais cristalina. Não tem caráter nenhum e nem respeita sentimento de ninguém.
6- EGOÍSMO-
Faz suas próprias leis. Não entende o que significa “bem comum”, nem respeito ao próximo. Se estiver tudo bem para ele, não interessa como está o resto do mundo.
7- FRIEZA-
Não reage verdadeiramente ao ver alguém chorando ou sofrendo por ele . Muito menos sabe retribuir o afeto de alguém, na mesma intensidade.
8- PARASITISMO-
Quando consegue a amizade ou amor de alguém, suga até a medula.
Estes manipuladores sociais roubam, mentem, trapaceiam, caluniam, e nunca acham que fazem alguma coisa de errado; não estão nem aí para o sofrimento alheio.
Geralmente possuem uma esperteza superior, uma inteligência acima da média e habilidade para manipular quem está a sua volta. Não são Sábios, são inteligentes. O Sábio usa o seu raciocínio lógico e o seu saber para a resolução dos problemas dele e do coletivo, pensando sempre no crescimento e na felicidade de todos, sem distinção.Justamente por achar que não fazem nada de errado, o Psicopata Social repete seus erros e não conhece emoções e sentimentos nobres: o arrependimento, o amor ao próximo e a compaixão pela dor de alguém.
A habilidade de mentir e manipular despudoradamente, muitas vezes sem levantar suspeitas, possuem o dom de hipnotizar pessoas com sua lábia, tem o dom da retórica , fazendo com que ele se saia bem na política e na liderança de grupos.
São tecnicamente incapazes de frear seus impulsos sacanas e se munem de desculpas para justificar seu comportamento desleal quando necessário, com a destreza e o talento de um brilhante ator.
Os Psiquiatras defendem que, apesar desta mentalidade doentia, eles devem ser responsabilizados pelos seus erros, porque possuem plena consciência que seus atos não são corretos. E se cometem crimes, devem ir para cadeia, como os outros criminosos por ameaçar a convivência sadia, justa e harmônica da sociedade.
Portanto, informe-se, questione, estude e conscientize-se; são as armas mais eficientes para se livrar destas verdadeiras pragas sociais.
Não acredite em pessoas sem antes submetê-la a uma rigorosa análise crítica. Pense sobre seus atos, suas idéias, seu comportamento. Questione-as de todos os ângulos possíveis, desconfie sempre para que você não corra o risco de ser manipulado(a) ou enganado(a) por pessoas doentes assim.
A desconfiança gera a reflexão.
Publicado no Recanto das Letras
Código do texto: T470696