QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM
Uma coisa que tenho observado com freqüência é a mania exagerada que as pessoas tem de mentir. Isso virou trivialidade , faz parte da rotina delas, como respirar. Como as pessoas se isolam cada vez mais do mundo real e vem usando o virtual pra se aventurar em novos relacionamentos - seja de amizade ou não - (uma das desculpas esfarrapadas pra se ter o tal Orkut) ou quem sabe, tentar furtivamente, conquistar alguém( sem se comprometer). Essa tem sido a forma usual de bancar o(a) " Sr(a) Solitário(a)Interessante", mesmo que isso custe posteriormente a verdade ou ponha o caráter do(a) "sujeito(a)" à prova, como se comprova sempre mais tarde, com a descoberta da mentira.
Já me deparei com diversos, que vão desde o que se diz solteiro(a) "vulgo" separado(a), aos que tem o hábito furtivo de "caçar presas" pela net, por se acharem solitários "momentaneamente" e depois de muita "lorota" vazia, (que não funciona na maioria das vezes), irem se aconchegar nos braços dos "donos do passe" na hora de dormir. Conheço cada uma! Adoro passar às noites ouvindo os "causos" do(a)s amigos (as) ou dos "amigos de amigos". Claro! ninguém assume que apronta: é sempre "o amigo... a amiga"...
Ainda explicam didaticamente por que razões agem assim: pra encorajar o(a)s pobrezinho(a)s que estão carentes, com auto estima em baixa; o(a)s feio(a)s que não é assediado(a)s então resolvem testar sua capacidade de persuasão de cunho sensual ou geralmente sexual ( o famoso VAMOS ??)com troca de fotos; ou porque resolveram fazer uma simples caridade numa noite insone. Já os homens tem a desculpa usual que brigaram com a esposa, namorada ou "ficante" e querem somente se distrair (?)...( acho que eles querem se "vingar" também, como "nós" mulheres). E depois relatam isso com uma frieza impressionante, pra quem estiver disposto a ouvir. Eu não os culpo: nós mulheres, que somos causadoras desse comportamento bizarro nos homens e até em nós mesmas. Mentimos tanto quanto eles. E pras nossas amigas,(como eles fazem), pra se afirmar. Que mulher alguma vez admitiu pra outra, que tomou um "toco" de um cara? que ele terminou com ela? Que ele "bateu" o telefone na nossa cara ou nos deixou esperando em algum lugar... NENHUMA!
Nós somos causadoras dessa típica "falha" de caráter nos homens. Posamos de "vítimas", quando na verdade, deveríamos ser ALGOZES ou no mínimo, cúmplices de CANALHICE. Isso mesmo, CÚMPLICES. Façamos com eles, o que fazem conosco. LEI DE TALIÃO: "Olho por olho, dente por dente". Em doses homeopáticas, senão o tiro sai pela culatra.
Quer manter a amizade, relacionamento ou "rolo" com um aprendiz de "cafa" ou fazê-lo se tornar um homem melhor ? Sentindo na pele o que passamos, eles vão pensar 2x antes de mentirem. Não pelo fato da verdade vir sempre à tona. Isso é óbvio demais!( assim como o Romário, a mentira tem perna curta...) Mas pelo simples fato de que todo homem odeia mentira! mesmo as mais inocentes. Isso enlouquece qualquer um.
Imagina você com a cara mais inocente, negando veementemente qualquer atitude óbvia daquele cara corajoso, que teve coragem de paquerá-la na frente dele. Embora você tivesse encorajado o pobrezinho de "leve"... negue até o fim! Tenho uma amiga que faz coisas engraçadíssimas na rua pra os "caras" repararem nela: pisca, manda beijinho, isso andando na frente do marido, sempre: quando os "caras"(sic) olham e mexem, ela abaixa a cabeça inocentemente com um sorriso, pra não encarar o olhar furioso do marido pros outros e um incrédulo com o abuso deles, pra ela. É bem por aí. E quando eles "incentivam" aquela "avulsa" na balada, na "night" e depois diz inocentemente: - "Ela tá me azarando" onde, quando??? Isso bem na sua cara , e você quer matar a desgraçada que se atreveu a olhar pro seu amorzinho... quando na verdade, eles também colaboram . Não que exista mulher santinha, mas essas eram nossas vós, nossas tias, aquela parenta que entrou pro convento. O resto das mortais, atualmente, só esperam uma oportunidadeZINHA pra tentarem "desecalhar"(sic), tentando cobiçar e "arrematar" os nossos queridinhos...OPSSS! ... companheiros...rs.
Então chegamos a conclusão que ambos utilizam a mentira pra se auto valorizar, vangloriar e camuflar aquele "caráter meio distorcido" que todo ser humano tem. E penso que nem tudo está perdido. Ou vivemos em pé de igualdade com eles ou em pé de guerra. Vocês escolhem...
14 de maio de 2008
OS PSICOPATAS SOCIAIS
Existem diversas manifestações de psicopatia; esta doença mental que se manifesta no ser humano. Muitos não chegam a ser violentos ou a cometer crimes jurídicos, mas são amorais em maior ou menor grau, adquirem comportamentos dissimulados e andam na sociedade como predadores sociais provocando malefícios e sofrimentos, aproveitando-se das pessoas facilmente manipuláveis e carentes.
Não há muita clareza científica sobre as causas que determinam o aparecimento dos psicopatas. O senso comum sugere às vezes, que são inatas ou genéticas - outras vezes, que são adquiridas no convívio social, resultado de carências afetivas ou traumas infantis. O mais provável é que sejam resultantes do entrelaçamento de todos estes fatores juntos.
Principais características de um psicopata social:
1- CHARME-
Tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis : carentes de afeto e atenção. Por isso, torna-se líder com freqüência. Seja na política, no trabalho ou na cadeia.
2- INTELIGÊNCIA-
O QI costuma ser maior que o da média: alguns conseguem passar por médico ou advogado sem nunca ter acabado o Colegial. Quando tem estudo, querem sempre aparentar mais conhecimento do que na verdade possuem.
3- AUSÊNCIA DE CULPA-
Não se arrependem nem tem dor na consciência. É mestre em botar a culpa nos outros, por qualquer coisa que ele mesmo faça. Tem certeza que nunca erra.
4- ESPÍRITO SONHADOR-
Vive com a cabeça nas nuvens. Mesmo se a situação do sujeito é miserável, ele só fala sobre as glórias que o futuro lhe reserva e de seus sonhos mirabolantes.
5- HABILIDADE PARA MENTIR-
Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse a verdade mais cristalina. Não tem caráter nenhum e nem respeita sentimento de ninguém.
6- EGOÍSMO-
Faz suas próprias leis. Não entende o que significa “bem comum”, nem respeito ao próximo. Se estiver tudo bem para ele, não interessa como está o resto do mundo.
7- FRIEZA-
Não reage verdadeiramente ao ver alguém chorando ou sofrendo por ele . Muito menos sabe retribuir o afeto de alguém, na mesma intensidade.
8- PARASITISMO-
Quando consegue a amizade ou amor de alguém, suga até a medula.
Estes manipuladores sociais roubam, mentem, trapaceiam, caluniam, e nunca acham que fazem alguma coisa de errado; não estão nem aí para o sofrimento alheio.
Geralmente possuem uma esperteza superior, uma inteligência acima da média e habilidade para manipular quem está a sua volta. Não são Sábios, são inteligentes. O Sábio usa o seu raciocínio lógico e o seu saber para a resolução dos problemas dele e do coletivo, pensando sempre no crescimento e na felicidade de todos, sem distinção.Justamente por achar que não fazem nada de errado, o Psicopata Social repete seus erros e não conhece emoções e sentimentos nobres: o arrependimento, o amor ao próximo e a compaixão pela dor de alguém.
A habilidade de mentir e manipular despudoradamente, muitas vezes sem levantar suspeitas, possuem o dom de hipnotizar pessoas com sua lábia, tem o dom da retórica , fazendo com que ele se saia bem na política e na liderança de grupos.
São tecnicamente incapazes de frear seus impulsos sacanas e se munem de desculpas para justificar seu comportamento desleal quando necessário, com a destreza e o talento de um brilhante ator.
Os Psiquiatras defendem que, apesar desta mentalidade doentia, eles devem ser responsabilizados pelos seus erros, porque possuem plena consciência que seus atos não são corretos. E se cometem crimes, devem ir para cadeia, como os outros criminosos por ameaçar a convivência sadia, justa e harmônica da sociedade.
Portanto, informe-se, questione, estude e conscientize-se; são as armas mais eficientes para se livrar destas verdadeiras pragas sociais.
Não acredite em pessoas sem antes submetê-la a uma rigorosa análise crítica. Pense sobre seus atos, suas idéias, seu comportamento. Questione-as de todos os ângulos possíveis, desconfie sempre para que você não corra o risco de ser manipulado(a) ou enganado(a) por pessoas doentes assim.
A desconfiança gera a reflexão.
Publicado no Recanto das Letras
Código do texto: T470696
Assinar:
Postagens (Atom)