23 de dezembro de 2008

EU, POR OSCAR WILDE





"Ela é muito inteligente;
inteligente demais, para uma mulher.
Falta-lhe o vago encanto da fraqueza.
São os pés de barro que dão valor ao ouro da estátua.
E os pés dela...pés mimosos...não são de argila.
Passaram pelo fogo, e o fogo enrijece o que não consome."

  (Oscar Wilde)

8 de dezembro de 2008

Amor & Traição: do limite à razão.




Custei muito a ter coragem de escrever sobre esse tema tão delicado. Mas a inspiração veio num fim de tarde quente, do mês de novembro, ao encontrar um velho amigo e confidente na rua, onde paramos pra tomar um chopp e papear. Sim! tenho amigos que me abrem o coração, a alma: sem constragimento, sem pudor. Isso se chama confiança mútua aliada à discrição. Leva-se anos pra se construir uma relação de amizade e confiança . Poucos no mundo as conquistam nesse patamar ( ainda mais se tratando de relação de amizade entre homem e mulher), o machismo de muitos, não permite . Mas, me orgulho de manter esse "status de porto seguro" pra algumas dessas pessoas, tão especiais em minha vida.
O papo "girou" em torno de uma "pulada de cerca" do dito cujo. Ao ser questionado por mim ( e minha curiosidade no motivo: claro! tudo tem motivo de ser...), a resposta veio incisiva:
 -  Não sei ao certo, mas acho que foi por certas insatisfações que foram sendo constantes ...
Novamente pedi que citasse algumas dessas razões, pra que eu pudesse formar pelo menos uma idéia, do que leva um homem a trair uma mulher; e ele me respondeu categoricamente:
- Ela deixou de ser mulher! não que tenha mudado de comportamento drasticamente. Mas deixou de ser vaidosa , de ser interessada nas coisas de ser mulher! se acomodou na vidinha de casada e de mãe ...
Fiquei meio que abismada!(mas, quem sou eu pra criticar?!) perguntei pelo sexo como andava e ele dizia que era morno, esporádico e com hora marcada. PRONTO! tava feito o estrago na vida deles ...
Então ele saiu em busca de novidades... fora de casa.
Confessou que a "intrusa" no casamento tinha roubado seu coração; mas que era covarde demais pra se apaixonar novamente e tentar outro relacionamento . Mas sofria pela menina que se foi (a que ajudou a trair) e se tornou amargurado (por causa da esposa) ; a quem ele não reconhecia mais como a mulher pela qual se apaixonou. E me perguntou com olhos ansiosos e ávidos :  -  O que faço?
Disse apenas: -  Decida-se! Você sente falta da renovação do amor: do fogo, da novidade, da sensualidade. Por isso buscou fora ; daquilo que você já conhece como seu. O mistério do novo atrai e prende os sentidos. O que você já conhece, cansa e se satura com o tempo. Renove seu amor, seu relacionamento . Seja sincero com você. Sejam sinceros um com o outro. Se o amor acabou é hora de partir. Se não, é hora de renovar ...
                                           Aí entra a criatividade de cada um de nós... pra retomar o controle da situação.
Dei umas dicas, que pelo visto foram infalíveis... o fim do dilema dele veio num telefonema de agradecimento, posteriormente. Respirei aliviada!
Normalmente se erra mais do que se acerta, quando se trata de opinar sobre a vida alheia. Mas isso tudo me deu uma lição importante, independente de tudo: O que se renova, se aprimora... melhora! Estagnação combina com fracasso... sempre! ... seja na vida sentimental, pessoal ou profissional.
 Isso não é novidade?! sabemos... teoricamente. E na prática usual?
 O vazio que fica quando o outro, o(a) parceiro(a), não acompanha nossos anseios é que contribui pro fracasso da relação: dá a vontade de trair . E não adianta salvar o que não tem salvação. Quando essa vontade é latente e constante é hora de parar e refletir sobre o que está corrompido. Se o amor ainda existe, é possível resistir . Se não, é hora do adeus! ... sem piedade de si e do outro(a). Ninguém é feliz causando a infelicidade do outro. Estar junto de corpo e separados de alma, não é solução pra nenhum relacionamento.
Por que você começa a sentir que voltou a ser estranho(a) com aquela pessoa que até a pouco tempo era tão íntima de corpo e alma?
Porque o amor tá chegando ao fim...ou chegou... isso é imutável.
Mas se você ainda olha pra ele(a), e sente que ainda há esperanças...você se lança no desafio de reverter o que aparentemente está perdido. Foi o caso desse amigo meu. Às vezes, não há falta de solução: falta alguém que encoraje você a tomar uma decisão, que diga se você está certo ou errado, que opine ... só isso. Ninguém tem solução clássica pra traição ou pra resolver a vida de quem sofre ou pratica a traição. Nem argumentos pra usar como desculpas pra esse ato; considerado infame pra alguns.
A traição nada mais é do que você externar um descontentamento, uma insatisfação com o outro, perene. Se é desculpável ou não, isso é discutível. Deve ser analisado caso a caso.
 As chamadas patologias emocionais ou psicológicas, entram nesse âmbito. Precisam ser detectadas e tratadas . Mas elas afloram de outras maneiras: mais agressivas, mas egoísticas... mais latentes e constantes. É um vício redibitório da alma.
O descontentamento com o(a) parceiro(a), com a relação, é mais sutil. Por isso custa a ser detectado como problema, de início. É necessário que ocorra uma série de fatores pra que desencadeie essas insatisfações, e fazer com a pessoa pratique a traição: como uma forma de se aliviar emocionalmente.
A melhor solução ainda é o diálogo sincero a dois: antes, durante e depois de uma traição.
(continua um dia...)

19 de novembro de 2008

Ipseidade: O mergulho na alma.
" A pessoa em que me tornei, a sensação única de ser eu mesma, o sentir-me um ser que se reconhece numa estrada feita de ontem, um Ser de força, coragem, medo, esperança, feita de hoje, um projeto realizável no amanhã. Tudo isso é uma função da mente, tudo isso é produzido por uma entidade que mora em mim, tão real quanto meu coração que bate, minha memória que recorda, minha inteligência que descobre. [...] o self me dando uma sensação de presença é a ipseidade: uma sensação de eterna continuidade...Quando penso o que sou, quem sou, como sou e para que sou, percebo o conceito de ipseidade." [...]
                            (RIBEIRO, Jorge P. Gestalt-terapia: refazendo um caminho)

6 de novembro de 2008



QUANDO RASGUEI MEU CORAÇÃO...

Sinto falta de você. Mas o que sinto falta é de tudo o que é seu:e que me falta.Sinto falta de minhas faltas que em você não faltam.Sinto falta do que eu gostaria de ser e que você já é! Estranho jeito de carecer, de padecer de amor...
Hoje,neste ímpeto de honestidade que me faz dizer,eu descobri minhas carências inconfessáveis, que insisto em manter veladas. Acessei o baú de minhas razões inconscientes! e descobri um motivo para não continuar mentindo. Hoje eu quero lhe confessar o meu não - amor! Mesmo que pareça ser. Eu não tenho o direito de adentrar o seu território; com o objetivo de lhe roubar a escritura da alma. Amor só vale a pena se for pra ampliar o que já se tem.Você era melhor antes de mim, e só agora pude ver...
Nessa vida de fachadas tão atraentes e fascinantes;nestes tempos de retirados e retirantes, sequestrados e sequestradores, corremos o risco de não saber exatamente quem somos! Mas o tempo de você saber já chegou. Não quero mais conviver com o meu lado obscuro, e por isso, ouso direcionar meus braços na sua direção (na dose de honestidade que hoje me cabe). Hoje quero lhe confessar meu egoísmo sentimental.Quem sabe assim eu possa ainda, por um instante, amar você de verdade.
Perdoe-me se meu amor chegou tarde demais! Se meu TE QUERER bem é inoportuno e em hora errada! É que hoje eu quero lhe confessar meu desatino, meu segredo tão desconcertante e bem guardado: ao dizer que sinto falta de você, eu confesso que sinto falta é de mim mesma...também.

3 de novembro de 2008

25 de outubro de 2008


MULHERES
DO TOPO DA ÁRVORE ? -







Alguém já deve ter lido esse texto de Machado de Assis, que fala a respeito da mulher mais que especial :
"aquela" que todo homem deseja (mas quando as tem, por completa imbecilidade crônica, as perde pra outro: por absoluta falta de competência, de segurança e maturidade emocional). Mas acredito que também não é qualquer um que consiga segurar uma mulher dessas por algum tempo. Porque eles não sabem como dar o devido trato, consideração e valor.

Aquele papo "cricri" que ela deve esperar pelo homem certo chegar, já era! há tempos...desde a época que Machado de Assis o publicou (nem Capitu era santa! a dúvida ainda paira no ar...quem leu, sabe disso) . Isso só funcionava no século dele! principalmente se você já tiver mais de 30 anos nos dias de hoje e for demansiadamente independente , sabe bem que essa tese é verdadeira. Mulheres do topo da árvore: NÃO EXISTEM MAIS!!! isso é fato! aliás, devo admitir que já existiram;  hoje não mais.
Nos dias atuais, algumas delas se encontram assexuadas por completo. Não dá pra ser perfeitinha! ("lady " nos nossos dias) , com tanta concorrência: bi, tri, sexual... ou aquelas inomináveis.

Isso ocorre porque nós mulheres perdermos a individualidade, perdemos o senso crítico e o respeito por nós mesmas. E junto desandou a auto estima. As que resistem nessa tese de se considerarem especialmente perfeitas, estão por aí: absortas num mar de idéias desconexas, perdidas, sem saber ao certo que valor se atribuir ou se querem mesmo ser do topo da árvore: serem fiéis ao seus valores e pagarem o preço de ficarem sozinhas por um longo tempo...

Infelizmente o homem não valoriza mais a mulher que se auto valoriza. Nós mesmas nos colocamos nesse patamar de mercadoria barata e fácil . Basta alguma delas ficarem sozinha por algum tempo e ao se ter oportunidade de encontrar um homem disponível ,lançam mão do famoso "me ofereço, pero non troppo": mesmo sem ter muito o que ofertar em matéria de beleza ou inteligência. Mas isso é mero detalhe. Por não se valorizarem, mulheres com baixa auto estima tem a idéia que pelo simples fato de estarem disponíveis, serem diretas, e seguras das sua sexualidade, são interessantes; porque os homens não precisam batalhar pra tê-las. Isso que as diferenciam do chamado grupo do topo da árvore: que são as classificadas como "as mulheres marrentas - difíceis de serem conquistadas" pelos homens. Essas, merecem o desprezo por parte deles, por se valorizarem ao extremo. "Deusas do Olimpo não se misturam aos mortais..."



Só que eles esquecem que seguem a um dogma masculino, arraigados ao seu DNA: " Homens perseguem o que se recusa, e recusam o que se oferece..." isso só funciona quando não se tratar de diversão; mas muitos ainda não querem a chamada companhia duradoura. Porque amor, implica em entrega, em se jogar numa relação de peito aberto, sem saber ao certo onde vai dar tudo isso.Você fica frágil pra verbalizar seus sentimentos. E isso não é nada bom.

Quanto ao fato das mulheres do topo da árvore se valorizarem muito, eles logo cansam de tanta dificuldade na conquista e partem pra outra, e pra outra e pra outra...
Quando não somos devidamente valorizada(o)s no relacionamento, partimos pra novas oportunidades, também. Não são todas...a maioria das mulheres por não se valorizarem, permanece no que está: mesmo estando insatisfeitas com os homens que as escolheram. Muitas não tem coragem sequer de arriscar num novo e satisfatório relacionamento; isto porque já tem companhia (mesmo que esta não seja a que completa).
Os homens ao contrário: sempre buscam algo que os completem emocionalmente ou a lacuna da sua insatisfação pessoal. Seja ela amorosa ou não.

Então percebe-se que esse texto que cultua as mulheres que se valorizam, as do topo, é totalmente deturpado de valores . Não esperamos mais pelo homem perfeito chegar. Nem partimos em busca deles; porque NÓS não vamos encontrar! O que buscamos é apenas a complementação do nosso querer subjetivo: seja ele deturpado ou não. Podendo ser um "cafajeste, um galinha, um indeciso, um mentiroso": se ele nos completa(aos nossos olhos, em nossos quesitos), mesmo com defeitos - vai nos preencher . A mulher que também seja assim, e mesmo não estando no topo da árvore da perfeição; também vai servir à eles . Porque aquilo que nos complementa, nos basta ... mesmo na inexatidão.

18 de outubro de 2008

MINHA ESTRANHA DEPENDÊNCIA


Pourquoi ne pas l'oublier toi? Je te adore à tout prix ...

Pourquoi je n'accepte pas que vous ne voulez pas de moi ?

En fait, cette folie, il n'y a pas moyen il n'y a pas de remède

Vous ne pouvez pas vous oublier moi ...

Tu est comme une dépendance, j'ai besoin de vivre!

Et cette dépendance est étrangement, c'est plus fort en votre absence

Je ne peux plus, vous devez savoir!

Ma fierté j'ai besoin, c'est de l'amour

Cette vie est trop courte pour souffrir

Je veux plus, c'est la joie, une fête tous les jours, ces choses Je n'ai que vous

Cœur, de parler pour moi, dit-il, c'est la passion

Je vous demande de ramener celui que j'aime il ...

18 de setembro de 2008


















O MITO DA MULHER INTELIGENTE

Até a pouco tempo eu acreditava que pra ser especial pra um homem - digo pra chamar sua atenção e prendê-la por algum tempo(num relacionamentou ou não), as mulheres deveriam ser lindas, gostosas e absurdamente inteligentes. Decididamente isso não passa de mito comprovado de forma clássica: se você for tudo isso: meus pêsames! eles se assustam e vão fugir quando comprovarem isso . Como as mulheres ganharam espaço cada vez maior na política, nas carreiras tidas até a pouco tempo como exclusivas de homens (militares, taxistas, mecânicos, ...), eles começaram a se sentir cerceados na sua competência, em detrimento de nós mulheres, (afinal damos conta muito bem de qualquer tarefa tida como masculina!)e passaram a evitar ter relacionamento duradouro com qualquer uma que pense com lógica ou tenha uma opinião formada sobre qualquer coisa, diferenciada da opinião deles. Mesmo sendo notadamente mais observadoras, meticulosas e muito mais pacientes que os homens e termos conquistado espaço com folga na indústria, na construção civil e na política, encerrou aí nossa igualdade e virou desvantagem: isso só serviu pra marcar o nosso espaço no mundo, nada mais...
Pra se ter uma conversa com um homem ou o respeito dele por seu intelecto:JAMAIS dispute qualquer assunto com eles!!! converse, mas não exprima opinião... não olhe com ar de pena ou desaprovação pelo que ele diz( ser fizer isso, você vai ficar falando sozinha!). Não banque a sábia, banque a ingênua ... infelizmente isso funciona.
Isto porque ao nos analisar , um homem nos avalia da seguinte forma: apresentável (pra ele e pros outros), boca tem que ser bonita, o peito mediano, a bunda dura e o cabelo liso. Quanto à inteligência, pode ser mediana ou nenhuma. Isso pra eles, se você for apresentável, não vem ao caso. Fiquei estarrecida ao ver a chamada "mulher melancia"(sic) na televisão dizendo que os homens a admiravam e que ela era o tipo perfeito de mulher pra qualquer homem. Muitos concordaram em coro. De que forma? comprando a sua revista PLAYBOY e alçando ela ao título de mulher perfeita. Da boca da dita cuja, quase nenhuma frase é dita sem um erro de português ou de concordância. Diz categórica que estudou até o ensino médio, mas seus autógrafos foram alvo de chacota por ter erros de português: ( " Fulano de tal...obligada pelo carinho - Mulher Melância") isso várias vezes foi escrito até ser corrigido pela chamada "Assessora de Imprensa". LAMENTÁVEL.

Passando pro mundo real  : percebi que pouco importa que você se mate pra ter diplomas, tenha mestrado, fale 4 idiomas, ganhe bem e seja linda e cobiçada... você sempre vai acabar sozinha ou sendo preterida por uma mulher menos culta ou inteligente que você. Por quê? fácil... eles se sentem inferiorizados se não estiverem em pé de igualdade com você. Você fala de Dante Alighieri (ele desconhece o poeta...), comenta um trecho de uma poesia em francês (ele torce o nariz) e por aí vai... mas se você tiver dois neurônios e for "gostosinha" pra eles, já basta. Não importa que você conheça filosofia, psicologia, mecânica de carros, astrofísica ou saiba cozinhar bem. Ele vai te olhar como um ET e te deixar por qualquer burralda mais ou menos, que faça ele se sentir menos idiota ao conversar. Afinal, eles sempre sabem tudo! Se você sabe mais um pouco, fica difícil a conversa: aí que entra o machismo básico.NUNCA BANQUE A INTELIGENTE COM  UM HOMEM: SEJA SÁBIA!
Mas se você quiser ter companhia duradoura, não banque uma idiota, ou ignorante na frente de qualquer um... seja ingênua! quase inocente de idéias. Se ele pergunta:" você sabia?" você diz: "não! ... me explica?" assim você o ganha imediatamente... Infelizmente...
Algumas vezes me sinto na época das cavernas(quando o homem ficava gruindo e a mulher o olhava embevecida rsrsrs...só assim se davam bem e se entendiam). Não existia diálogo. Existia submissão.

Conheço amigos que são inteligentíssimos, mas adoram passar horas jogando conversa fora com adolescentes, donas de casa, estudantes e pseudo intelectuais pela net , e descartarem programas com amigos, festas e afins no fim de semana; pra se sentirem um pouco mais cultos perante essas pessoas desconhecidas ou não. Vivem uma vida vazia : não são respeitados pelos amigos, pelos chefes e pelos parentes e buscam consolo em desconhecidos pra se afirmarem. E não são poucos. Olhem nos bares: muitas mulheres em bandos, sozinhas. A maioria dos homens tem medo da mulher inteligente,independente e de opinião. Uma pena isso!! muitos lucrariam se tivessem a humildade de reconhecer que a inteligência feminina nada mais é do que um preparo pra torná-los melhores como homens, companheiros e amigos. Se eles se despissem do machismo e nos olhassem com olhos menos críticos, veriam que o nosso avanço intelectual nos melhora a cada dia: como pessoas, esposas, mães e profissionais. Eles ganham companheiras que os ajudam a reconhecer suas limitações, seus valores deturpados e os incentivam a melhorarem cada vez mais. Isso que nos diferem das menos favorecidas intelectualmente: sabemos onde erram e onde devem se aprimorar ou se modificar. Se na escrita, no vocabulário, na cultura...por aí vai. Não devemos desistir. Machismo sempre existiu e existirá. O que devemos é procurar melhorar a nossa atuação como mulheres, às vistas desses homens medrosos e mostrar à eles, que a inteligência feminina veio pra ficar, ganhou espaço e que merecemos respeito e admiração por parte deles. E que não há motivo pra tanto pânico.
Como diz um clichê meio demodê mas ainda cultuado por muitos:  
 " POR TRÁS DE UM GRANDE HOMEM, EXISTE SEMPRE UMA GRANDE MULHER."

19 de agosto de 2008

18 de julho de 2008

11 de junho de 2008

EU, POR FERNANDA YOUNG

Loira, magra, baixinha e sem papas na língua... essa sou eu!




Sou cheia de manias.

Tenho carências insolúveis.
Sou teimosa.
...

Raivosa, quando sinto-me atacada.
Não como cebola.
Só ando no banco da frente dos carros.
Mas não imponho a minha pessoa a ninguém.
Não imploro afeto.
Não sou indiscreta nas minhas relações.

Tenho poucos amigos, porque acho mais inteligente ser seletivo a respeito daqueles que você escolhe para contar os seus segredos.
Então, se sou chata, não incomodo ninguém que não queira ser incomodado.
Chateio só aqueles que não me acham uma chata, por isso me querem ao seu lado.
Acho sim, que, às vezes, dou trabalho.
Mas é como ter um Rolls Royce: se você não quiser ter que pagar o preço da manutenção, mude para um Passat.
                         
 (FERNANDA YOUNG)


22 de maio de 2008

QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM






Uma coisa que tenho observado com freqüência é a mania exagerada que as pessoas tem de mentir. Isso virou trivialidade , faz parte da rotina delas, como respirar. Como as pessoas se isolam cada vez mais do mundo real e vem usando o virtual pra se aventurar em novos relacionamentos - seja de amizade ou não - (uma das desculpas esfarrapadas pra se ter o tal Orkut) ou quem sabe, tentar furtivamente, conquistar alguém( sem se comprometer). Essa tem sido a forma usual de bancar o(a) " Sr(a) Solitário(a)Interessante", mesmo que isso custe posteriormente a verdade ou ponha o caráter do(a) "sujeito(a)" à prova, como se comprova sempre mais tarde, com a descoberta da mentira.


Já me deparei com diversos, que vão desde o que se diz solteiro(a) "vulgo" separado(a), aos que tem o hábito furtivo de "caçar presas" pela net, por se acharem solitários "momentaneamente" e depois de muita "lorota" vazia, (que não funciona na maioria das vezes), irem se aconchegar nos braços dos "donos do passe" na hora de dormir. Conheço cada uma! Adoro passar às noites ouvindo os "causos" do(a)s amigos (as) ou dos "amigos de amigos". Claro! ninguém assume que apronta: é sempre "o amigo... a amiga"...


Ainda explicam didaticamente por que razões agem assim: pra encorajar o(a)s pobrezinho(a)s que estão carentes, com auto estima em baixa; o(a)s feio(a)s que não é assediado(a)s então resolvem testar sua capacidade de persuasão de cunho sensual ou geralmente sexual ( o famoso VAMOS ??)com troca de fotos; ou porque resolveram fazer uma simples caridade numa noite insone. Já os homens tem a desculpa usual que brigaram com a esposa, namorada ou "ficante" e querem somente se distrair (?)...( acho que eles querem se "vingar" também, como "nós" mulheres). E depois relatam isso com uma frieza impressionante, pra quem estiver disposto a ouvir. Eu não os culpo: nós mulheres, que somos causadoras desse comportamento bizarro nos homens e até em nós mesmas. Mentimos tanto quanto eles. E pras nossas amigas,(como eles fazem), pra se afirmar. Que mulher alguma vez admitiu pra outra, que tomou um "toco" de um cara? que ele terminou com ela? Que ele "bateu" o telefone na nossa cara ou nos deixou esperando em algum lugar... NENHUMA!


Nós somos causadoras dessa típica "falha" de caráter nos homens. Posamos de "vítimas", quando na verdade, deveríamos ser ALGOZES ou no mínimo, cúmplices de CANALHICE. Isso mesmo, CÚMPLICES. Façamos com eles, o que fazem conosco. LEI DE TALIÃO: "Olho por olho, dente por dente". Em doses homeopáticas, senão o tiro sai pela culatra.
Quer manter a amizade, relacionamento ou "rolo" com um aprendiz de "cafa" ou fazê-lo se tornar um homem melhor ? Sentindo na pele o que passamos, eles vão pensar 2x antes de mentirem. Não pelo fato da verdade vir sempre à tona. Isso é óbvio demais!( assim como o Romário, a mentira tem perna curta...) Mas pelo simples fato de que todo homem odeia mentira! mesmo as mais inocentes. Isso enlouquece qualquer um.


Imagina você com a cara mais inocente, negando veementemente qualquer atitude óbvia daquele cara corajoso, que teve coragem de paquerá-la na frente dele. Embora você tivesse encorajado o pobrezinho de "leve"... negue até o fim! Tenho uma amiga que faz coisas engraçadíssimas na rua pra os "caras" repararem nela: pisca, manda beijinho, isso andando na frente do marido, sempre: quando os "caras"(sic) olham e mexem, ela abaixa a cabeça inocentemente com um sorriso, pra não encarar o olhar furioso do marido pros outros e um incrédulo com o abuso deles, pra ela. É bem por aí. E quando eles "incentivam" aquela "avulsa" na balada, na "night" e depois diz inocentemente: - "Ela tá me azarando" onde, quando??? Isso bem na sua cara , e você quer matar a desgraçada que se atreveu a olhar pro seu amorzinho... quando na verdade, eles também colaboram . Não que exista mulher santinha, mas essas eram nossas vós, nossas tias, aquela parenta que entrou pro convento. O resto das mortais, atualmente, só esperam uma oportunidadeZINHA pra tentarem "desecalhar"(sic), tentando cobiçar e "arrematar" os nossos queridinhos...OPSSS! ... companheiros...rs.


Então chegamos a conclusão que ambos utilizam a mentira pra se auto valorizar, vangloriar e camuflar aquele "caráter meio distorcido" que todo ser humano tem. E penso que nem tudo está perdido. Ou vivemos em pé de igualdade com eles ou em pé de guerra. Vocês escolhem...

14 de maio de 2008

OS PSICOPATAS SOCIAIS


Existem diversas manifestações de psicopatia; esta doença mental que se manifesta no ser humano. Muitos não chegam a ser violentos ou a cometer crimes jurídicos, mas são amorais em maior ou menor grau, adquirem comportamentos dissimulados e andam na sociedade como predadores sociais provocando malefícios e sofrimentos, aproveitando-se das pessoas facilmente manipuláveis e carentes.

Não há muita clareza científica sobre as causas que determinam o aparecimento dos psicopatas. O senso comum sugere às vezes, que são inatas ou genéticas -  outras vezes, que são adquiridas no convívio social, resultado de carências afetivas ou traumas infantis. O mais provável é que sejam resultantes do entrelaçamento de todos estes fatores juntos.
Principais características de um psicopata social:
1- CHARME-
Tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis : carentes de afeto e atenção. Por isso, torna-se líder com freqüência. Seja na política, no trabalho ou na cadeia.
2- INTELIGÊNCIA-
O QI costuma ser maior que o da média: alguns conseguem passar por médico ou advogado sem nunca ter acabado o Colegial. Quando tem estudo, querem sempre aparentar mais conhecimento do que na verdade possuem.
3- AUSÊNCIA DE CULPA-
Não se arrependem nem tem dor na consciência. É mestre em botar a culpa nos outros, por qualquer coisa que ele mesmo faça. Tem certeza que nunca erra.
4- ESPÍRITO SONHADOR-
Vive com a cabeça nas nuvens. Mesmo se a situação do sujeito é miserável, ele só fala sobre as glórias que o futuro lhe reserva e de seus sonhos mirabolantes.
5- HABILIDADE PARA MENTIR-
Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse a verdade mais cristalina. Não tem caráter nenhum e nem respeita sentimento de ninguém.
6- EGOÍSMO-
Faz suas próprias leis. Não entende o que significa “bem comum”, nem respeito ao próximo. Se estiver tudo bem para ele, não interessa como está o resto do mundo.
7- FRIEZA-
Não reage verdadeiramente ao ver alguém chorando ou sofrendo por ele . Muito menos sabe retribuir o afeto de alguém, na mesma intensidade.
8- PARASITISMO-
Quando consegue a amizade ou amor de alguém, suga até a medula.

Estes manipuladores sociais roubam, mentem, trapaceiam, caluniam, e nunca acham que fazem alguma coisa de errado; não estão nem aí para o sofrimento alheio.
Geralmente possuem uma esperteza superior, uma inteligência acima da média e habilidade para manipular quem está a sua volta. Não são Sábios, são inteligentes. O Sábio usa o seu raciocínio lógico e o seu saber para a resolução dos problemas dele e do coletivo, pensando sempre no crescimento e na felicidade de todos, sem distinção.

Justamente por achar que não fazem nada de errado, o Psicopata Social repete seus erros e não conhece emoções e sentimentos nobres: o arrependimento, o amor ao próximo e a compaixão pela dor de alguém.

A habilidade de mentir e manipular despudoradamente, muitas vezes sem levantar suspeitas, possuem o dom de hipnotizar pessoas com sua lábia, tem o dom da retórica , fazendo com que ele se saia bem na política e na liderança de grupos.
São tecnicamente incapazes de frear seus impulsos sacanas e se munem de desculpas para justificar seu comportamento desleal quando necessário, com a destreza e o talento de um brilhante ator.

Os Psiquiatras defendem que, apesar desta mentalidade doentia, eles devem ser responsabilizados pelos seus erros, porque possuem plena consciência que seus atos não são corretos. E se cometem crimes, devem ir para cadeia, como os outros criminosos por ameaçar a convivência sadia, justa e harmônica da sociedade.

Portanto, informe-se, questione, estude e conscientize-se; são as armas mais eficientes para se livrar destas verdadeiras pragas sociais.
Não acredite em pessoas sem antes submetê-la a uma rigorosa análise crítica. Pense sobre seus atos, suas idéias, seu comportamento. Questione-as de todos os ângulos possíveis, desconfie sempre para que você não corra o risco de ser manipulado(a) ou enganado(a) por  pessoas doentes assim.
A desconfiança gera a reflexão.

Publicado no Recanto das Letras
Código do texto: T470696






23 de abril de 2008

CLUBE DOS CAFAJESTES


Ainda existem mulheres que se surpreendem com as mazelas do sexo masculino!

ELA, amiga minha,  DESABAFA SE LAMENTANDO:

- Aly, mais uma vez eu "quebrei a cara". Parece que está escrito VENHA "cafajeste" na minha testa!   Nunca mais vou me apaixonar novamente... Ela disse entre lágrimas e soluções abafados, pela vergonha de ter sido tão vulnerável.

Elementar minha cara amiga ! Não se deposita "confiança" em "bancos" vazios, de sentimentos ...
Aprenda a separar o joio do trigo. Tenho amigos homens, então entendo bem a necessidade de muitos agirem assim. As mulheres são mais dependentes emocionalmente nos relacionamentos, do que os homens.   "Elas"(eles dizem), estão sempre esperando de um "agradinho" emocional pra se apaixonarem. "Elas" constantemente depositam suas fichas em sujeitos que mal acabaram de conhecer. Então o bom cafajeste faz jus aos  apelos delas, de imediato. Aí tá feito o estrago ... CARÊNCIA ALIADA A FALTA DE ESCRÚPULOS  = VOCÊ SOFRENDO depois de acreditar  em um cafajeste.
Até acredito que a maioria dos homens tenta não ser cafajeste , mas é inevitável ! As mulheres andam muito patéticas, então elas pedem pra eles agirem assim.  Elas simplesmente se anulam como pessoas, depositam seus anseios aos pés deles mesmo sem o conhecerem bem ! E começam logo a fantasiar uma relação, que sequer foi delineada ainda. Se eles ligam todo dia, as convidam pra sair  mais vezes , elas já começam a fantasiar um relacionamento mais sério . Tipo levar o "cara" pro almoço de domingo da família, querer viajar com a família dele nos feriados, mandar na vida  e nas roupas dele ...Sem ter intimidade profunda ainda.
Um amigo querido meu, me surpreendeu, dizendo que  fez isso : Deu no pé! sem maiores considerações... A pobre da menina, ainda apaixonada, deve estar sem entender até agora, o que aconteceu. Mas ele me explicou as razões de tal atitude:
- Aly, eu começei a ficar cerceado, com tanto afeto incontrolável. Estávamos juntos há 3 meses e ela simplesmente dizia que me amava como se estivéssemos juntos há 4 anos! Declarações de amor ao extremo, algumas ridículas. E caí na besteira de levá-la comigo, num feriado, pra conhecer meus pais. Ela ficou cheia de intimidades com as pessoas da família. Chamando- os de "sogrinho e sogrinha", "cunhadinhos". Não aguentei e dei um basta nesse namoro . Terminei sem dó!  Menina doida!  Ele disse.

Tive que dar razão à ele. Amor se perfaz com o tempo... A paixão  torna  as pessoas um(a) "imbecil de carteirinha" ... Você perde a razão, a individualidade, a vergonha na cara e o bom senso. Começa a fazer coisas absurdas, como se fosse adolescente outra vez. Se a pessoa que estiver contigo for um(a) cafajeste, vai te usar sem dó nem piedade, e depois cair fora. Sem se importar com seus sentimentos.
O(A)s que tem um pouco de caráter, se assustam com essas atitudes e caem fora... Geralmente usam uma desculpa esfarrapada, mas dão uma explicação, pelo menos.

Eu assumo que em certas horas até "nós" mulheres precisamos ser "cafajestes". Alguns homens se acham  irresistíveis ; merecendo então uma sacaneada básica: pra sairem da figura de pseudo "lobo" e virarem o "bobo da nossa Corte". Qualquer mulher com um pouco de inteligência e sagacidade, "dobra" qualquer "marrentinho", metido à galã . Depois é só dar um belo chute no traseiro do infeliz. Acho isso deprimente! Mas, na minha vida já tive a insatisfação de cruzar com umas "figuras" patéticas como essas : O azar foi mais deles, do que meu .
Pior que todo "homem cafajeste" acha que não existe "mulher cafajeste"; até cruzar com uma. Aí meus queridos, sai faísca nessa hora! rsrsrs...
A mulher "cafa" nessa hora, sempre levará a melhor . Se ela não estiver interessada, embora aparente estar, vai te fazer de "trouxa" e depois te "largar" na maior, quando você estiver "apaixonadão"...
Claro! os "cafas" também se apaixonam! E quando isso acontece, ficam vuneráveis também. Isso é a redenção das coitadas que eles deixaram pra trás, de coração partido. Tem sempre UMA que é a defensora da HUMANIDADE no universo FEMININO. O FLAGELO DESSE TIPO DE HOMEM, SEM CORAÇÃO.

Fácil identificá-las: São lindas por dentro e por fora, cultas, articuladas e chamam à atenção onde quer que cheguem. Desde o mais tosco homem  até o "JET SET". Conhecem como poucas a sua sensualidade e sabem explorar sua sexualidade como ninguém! Não é uma mulher vulgar, nem babaca : É sexy sem se comprometer . Você se pega olhando pra ela sem saber o porquê,  ficando com cara de idiota. Então, abra teu olho! ELA é perigosa. Se você pensar em sacaneá-la, vai se dar mal ! Ela é mais ardilosa que qualquer homem. Esse é o perfil da mulher "cafajeste". Ela não precisa de você, você que precisa dela. Ela tem quem quer, você que normalmente, precisa batalhar pra tê-la .
Ao contrário dos homens, a "mulher cafajeste", escolhe bem suas vítimas. Você nunca verá nenhuma delas com um "perdedor" ou um "Zé Ninguém" . Ela tem classe, personalidade e não anda no meio da "ralé"- senão cairia no ostracismo. Ela é respeitada! Sua fama se perfaz com o medo, o desejo e o respeito que impõe. Uma verdadeira "Bombshell" . Ela deixa sempre um "rastro" de apaixonados pelo caminho... E todos ainda continuam "babando" atrás ela.

Uma "cafajeste" clássica no cinema antigo foi "GILDA", que  foi interpretada por Rita Hayworth. A personificação perfeita da "mulher cafa", na época dos nossos avós: Fria, sedutora, dissimulada e incrivelmente bela e sagaz. Nos dias de hoje, ela estaria mais pra JESSICA RABBIT ...rs.
Marilyn Monroe não se enquadraria nesse perfil : ela era linda, mas superficial. E muito dependente dos homens, emocionalmente. Coisa que nenhuma mulher "cafa" é! Eles dependem da vontade dela.

Então mulheres, aprendam com os homens! Deixem de ser emocionalmente dependentes deles . Sejamos mais cerebrais e menos emocionais. Não é a forma de se encontrar a felicidade agindo assim; mas é a forma de resguardar sua auto estima, de mostrar seu valor nos relacionamentos.
Já ficou provado em pesquisas, que nos relacionamentos não é a mulher ou o homem que tem que amar mais, pra fazer dar certo. O que faz "dar certo", é a sincronia no amor : quando um ama o outro na mesma intensidade. Fazendo concessões e dando o melhor de si na relação, fazer ela dar certo. Ninguém deve ficar acomodado . Se todos procurassem se preocupar com o bem estar dos seus parceiros, sem ser dependente deles, moldar a relação juntos, não haveria espaço pros "cafajestes" no mundo.

"Criador e Criatura" se fortalecem na medida que você se anula em função do outro, no relacionamento. Só um ama, só um "rasteja", só um diz o que sente... Por aí vai. Aí "ferrou" ! Os  "cafas" aparecem quando você facilita, e se facilitou, já sabe! ... Vai se "entregar" e  vai sofrer sozinho(a), depois .
Ele(a)s se entediam rápido das suas vítimas, sempre tão fragéis emocionalmente. O tempo médio da relação é de 4, 5 meses no máximo. "Cafas" não mantém a farsa muito tempo: São espíritos aventureiros e errantes. Cansam de rotina piegas.  Estão sempre em busca do melhor, pra eles.

Se você está feliz com seu "amor" - e sente um frio inexplicável na espinha, quando ele olha demasiadamente pra outra mulher: Cuidado! você pode estar amando um "cafa". Mas se quiser pagar pra ver, eu recomendo cautela e muito jogo de cintura . Os "cafas" também tem sentimentos ! Embora sejam de intesidade diferente do nossos: Eles também amam. Às vezes, ele tá tentando ser sincero. Só quer te testar, pra ver se você aguenta o tranco. Se aguentar, talvez ele se corrija e vire monogâmico com você.
Nunca seja ciumenta ou mandona com um "cafa": isso pra ele é disconfiança! Ele vai fazer de tudo pra mostrar que suas disconfianças tem fundamentos, pra depois negar as "evidências" com veemência; fazendo você de idiota...rs.

Se quer mesmo fazer parte desse "clube", sejamos corajosos, arrojados e principalmente confiemos no nosso taco!
A vida é feita de desafios . Então se lance neles ...
O amor de qualquer pessoa se sustenta na confiança: em si mesmo e no outro. Principalmente, em si mesmo.
Então,arrisque-se e ...
                       SEJAM  BEM VINDOS AO CLUB!!!  (Hahaha ....) Dos desafiadores de cafajestes.


18 de abril de 2008

A DOR E A DELÍCIA DE VIVER



Na vida tudo tem começo, meio e fim. O bom da vida é que você pode ter vários amores. Não acredito em pessoas que se complementam : Acredito em pessoas que se somam! Se você não consegue nem dar cem por cento de você, para si mesmo, - como cobrar cem por cento do outro?
Não existem pessoas completas! Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel. Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador. Às vezes ela é malhada, linda e não é sensível. É amorosa mais é ciumenta de fazer escândalo.

 Tudo nós não temos, mas queremos mesmo assim. Procure perceber qual o aspecto mais importante no outro e invista nele. Achou que no beijo deu "liga" ? Se o beijo "bateu"... se joga!  Se não "bateu" ... desista!  Procure novas opções. Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra. O outro tem o direito de não te querer mais. Não lute, não ligue, não dê "piti", não faça chantagens emocionais.
 Se a pessoa está com dúvida, o problema é dela;  o prejuízo também! Cabe à você, esperar ou não, ela mudar de idéia e voltar . Existem pessoas que precisam da ausência para querer  ter a presença de novo.

O ser humano não é absoluto. Ele tem dúvidas, receios, medos.  Se a pessoa  REALMENTE gostar, ela volta!  Nada de drama ! Que graça tem querer alguém do seu lado por chantagem emocional, gravidez, dinheiro ou qualquer outa coisa ? O legal é alguém que está com você por VOCÊ . E vice versa. Não fique com alguém por dó ou por medo da solidão. Nascemos sós, morremos sós! Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado. Só os sentimentos ; mas nunca  na sua  total complexidade.

Quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua: seu olhar, seus pensamentos. Tem gente que "pula" de um romance para o outro, achando que vai ser feliz. Que medo é este de viver só, na sua própria companhia? Amar dói, e muito! Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, desconfiança e frustração . Faz parte. Você vai AMAR um outro ser mais complexo, com outro modo de agir e pensar,  um outro universo particular. E nem sempre as coisas vão sair como você quer , por mais que ele te ame.

A pior coisa na vida é amar pessoas que tem medo de se envolver. Se alguém vier com este papo, logo no ínício do relacionamento,  fuja!  Você não merece ser infeliz! Se insistir, vai ser. Se a pessoa não quer se envolver, não namore, "fique"! Cada dia com uma pessoa diferente... É mais previsível. Na vida e no amor, não temos garantias. Temos que amar, viemos no mundo pra isso! O resto, vemos depois.

15 de abril de 2008

DIVAGANDO

O objetivo desse Blog é tentar sintetizar idéias, conceitos ou pensamentos meus sobre um determinado assunto: em voga ou não. Não quero criar paradigmas sobre nada ! rsrs...
Evitarei ao máximo ser óbvia ou piegas: mas o sarcasmo como dizem, é uma dádiva! e essa dádiva me acompanha constantemente. Impossível viver sem ele no mundo atual. Talvez seja esse um dos meus defeitos mais graves.

Quero tornar esse espaço um canto de reflexão pessoal , onde pretendo exprimir minhas idéias efêmeras ou permanentes.

As opiniões serão bem-vindas. As críticas serão toleradas se forem bem elaboradas, explicitadas e convincentes. Dispenso intelectualóides, curiosos, falsos profetas, críticos frustrados e pessoas mal-amadas ou mal resolvidas ( seja emocionalmente, psicologicamente ou espiritualmente... rsrs...), mal compreendidas( vulgo chatos) e os chamados DONOS DA VERDADE : Se nem Jesus agradou à todos... Então não seja pretensioso comigo.
Seja inteligente, articulado(a), crítico consistente (ADMIRO PESSOAS ASSIM!).


SEJAM BEM VINDOS .